São projetos voltados à solução de desafios complexos de interesse estratégico para a indústria nacional, gerando resultados relevantes para os setores envolvidos e benefícios diretos à sociedade. Eles promovem conexões estratégicas e são executados em rede, impulsionados por temas prioritários induzidos por políticas públicas.
O objetivo desta iniciativa é mobilizar empresas e Unidades Embrapii para realizar Projetos de Alto Impacto que visem solucionar demandas complexas de interesse da indústria nacional na área de saúde, nas seguintes temáticas:
Plataformas produtivas e tecnologias de informação avançadas para diagnóstico, inclusive diagnóstico de precisão, com potencial de aplicação para doenças e agravos críticos para o país de acordo com a Portaria GM/MS Nº. 2.261 de 08/12/2023, com destaque para soluções tecnológicas para uso em locais remotos e sem infraestrutura.
Soluções tecnológicas exemplificativas: plataforma produtiva para testes diagnósticos rápido; plataforma produtiva para testes diagnósticos point-of-care; plataforma produtiva para testes diagnósticos molecular; plataforma produtiva para testes diagnósticos in vitro; e plataforma produtiva para equipamentos para diagnóstico por imagem. Plataforma produtiva para testes diagnósticos para infecção por bactérias resistentes aos antibióticos. Tecnologias digitais avançadas (Inteligência Artificial/Machine learning/Deep learning, computação em nuvem, tecnologias de realidade imersiva, entre outros) aplicadas para diagnóstico de precisão.
Tecnologias digitais avançadas para gestão, monitoramento, predição de doenças e integração de dados em saúde.
Soluções tecnológicas exemplificativas: tecnologias digitais avançadas em saúde, com potencial para integração e interoperabilidade de dados em saúde, rastreabilidade dos produtos fornecidos pelo SUS (medicamentos, vacinas e insumos), tecnovigilância, vigilância genômica, vigilância pós-comercialização e saúde digital. Plataformas produtivas e tecnologias digitais avançadas para gestão e conectividade de hemocentros.
Plataformas produtivas para descoberta e fabricação de insumos farmacêuticos ativos (IFAs) (base química, biotecnológica ou verde) com potencial uso de tecnologias digitais avançadas para medicamentos.
Soluções tecnológicas exemplificativas: plataforma produtiva para insumos farmacêuticos ativos (IFAs) inovadores ou aprimorados, de base química, biotecnológica, verde ou a partir da biodiversidade brasileira. IFA antimicrobianos. Tecnologias digitais avançadas (Inteligência Artificial/Machine learning/Deep learning, computação em nuvem, tecnologias de realidade imersiva, estudos in silico, entre outros) para desenvolvimento de novas moléculas e novos medicamentos para doenças negligenciadas e/ou doenças críticas nacionais.
Plataformas produtivas e tecnologias para anticorpos monoclonais para o tratamento de doenças críticas para o país de acordo com a Portaria GM/MS No. 2.261 de 08/12/2023.
Soluções tecnológicas exemplificativas: plataforma produtiva para insumos e produtos de base biotecnológica, com potencial para o desenvolvimento de anticorpos monoclonais e anticorpos conjugados com moléculas sintéticas para o tratamento de doenças críticas para o país de acordo com a Portaria GM/MS N°. 2.261 de 08/12/2023.
O valor total de recursos da EMBRAPII disponíveis para apoio aos Projetos de Alto Impacto em Saúde é de R$ 60.000.000,00 (sessenta milhões de reais).
São elegíveis para executar Projetos de Alto Impacto em Saúde as Unidades credenciadas com papel Diamante ou Ouro na Rede Embrapii e que tenham aderido ao Programa de Excelência Operacional da Embrapii.
Aporte financeiro da Embrapii igual ou superior a R$ 5 milhões, com divisão dos aportes de acordo com composição mínima da aliança:
Aliança | Composição Mínima da Aliança | Aporte Máximo Embrapii | Aporte mínimo empresa |
---|---|---|---|
Tipo 1 |
|
60% | 10% |
Tipo 2 |
|
70% |
As duas empresas líderes do projeto obrigatoriamente devem aportar 10% cada |
A apresentação dos projetos se inicia em 25/07/2025 e ocorrerá em fluxo contínuo até que se esgotem os recursos previstos acima ou que ocorra aporte suplementar de recursos por parte da Embrapii/Ministério da Saúde.
No dia 31/07/2025, às 15h, será realizado um webinar para tirar as dúvidas no YouTube da Embrapii: https://www.youtube.com/live/5Lo5GUsBjdM
A Unidade Embrapii coordenadora do projeto de alto impacto deve cadastrar a proposta como Projeto em Rede no Sistema de Registro de Informações da Embrapii (SRINFO).
Os itens elegíveis para financiamento em projetos deste Programa são aqueles previstos no Manual de Operação Embrapii e na Orientação Operacional 02/2025.
Para os projetos que atingirem TRL 6, a soma de todos os recursos destinados à compra de equipamentos e material permanente e serviços de manutenção de equipamentos é limitada a 15% do valor total do projeto.
Para os projetos que atingirem TRL 7, a soma de todos os recursos destinados à compra de equipamentos e material permanente e serviços de manutenção de equipamentos é limitada a 30% do valor total do projeto.
Os Projetos de Alto Impacto deverão seguir o disposto no Manual Operacional da Embrapii e na Orientação Operacional 02/2025.
Quaisquer questões omissas relativas aos Projetos de Alto Impacto serão deliberadas pela Diretoria Colegiada da Embrapii.