Cases de diferentes áreas da indústria presentes na Conferência ANPEI, em Campinas

Soluções inovadoras para demandas de diferentes áreas industriais foram apresentadas no estande da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) na Conferência ANPEI, uma das principais do segmento de inovação no país, realizado em Campinas, interior paulista, sobre o tema desta 20ª edição: “Desenvolvimento sustentável inovador – Um Círculo Virtuoso”.

A proposta da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (ANPEI) para este ano foi que representantes de grandes empresas, governo, instituições de fomento, investidores, empreendedores e profissionais de diversas áreas, atuantes no ecossistema de inovação, trocassem ideias e conhecimentos abordando tendências acerca das práticas ambientais, sociais e de governança (ESG) voltadas ao cumprimento das diretrizes dos 17 ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. O respeito à política global da ONU – Organização das Nações Unidas que resultou numa agenda mundial para 2030, com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável da humanidade, também se tornou foco prioritário do apoio técnico e fomento da EMBRAPII aos projetos de inovação industrial.

Além do estande, o diretor de planejamento e relações institucionais, Igor Nazareth, participou do painel “Sustentabilidade e Inovação: Papel da EMBRAPII no desenvolvimento de projetos sustentáveis”. No segundo dia de evento, o gerente de relações com o mercado da EMBRAPII, José Menezes, participou do painel “Captação de Recursos para empreendimentos sustentáveis”. No dia seguinte ao da conclusão da Conferência, 2 de dezembro, foi a vez de participantes do evento, previamente cadastrados, terem a oportunidade de realizar visitas técnicas que incluem Unidades EMBRAPII, instaladas na cidade, como o CNPEM e CPQD.

CONHEÇA OS PROJETOS EXPOSTOS

Estação de Tratamento de Efluentes – A inovação adota tecnologia de ponta de combinação de três técnicas para recuperar efluentes complexos, como o chorume de lixo de aterro sanitário ou a água oleosa de plataformas de petróleo. Não utiliza insumos químicos e nem libera resíduos e concentrados prejudiciais ao meio ambiente e à vida animal ou humana. Além de ecologicamente correto, o sistema também é economicamente sustentável. Conheça aqui.

Robô Quadrúpede – Soluções de software com uso de Inteligência Artificial e aprendizado de máquina embarcado em um “robô cachorro”. O projeto pode ser aplicado em hardwares para inspeções exploratórias, transporte de materiais e outras atividades que são menos seguras para humanos, como inspeção de gasoduto ou desarme de bombas, por exemplo.

Tecnologia para produtividade inteligente de gado – O sistema inovador usa inteligência artificial para controle do bem-estar animal, incluindo pesagem, monitoramento climático da propriedade e acompanhamento inteligente do gado de corte.

Realidade aumentada para manutenção de aviões – Aplicação inédita para agilizar o processo de manutenção de aviões, o software é aplicado em óculos de Realidade Aumentada já existentes no mercado e guia todo o trabalho dos mecânicos das aeronaves. Na prática, o profissional coloca os óculos de RA e indica no sistema qual componente precisa encontrar no avião. Uma tela se abre na frente do mecânico, que é guiado por setas até o local onde está o item indicado.


Sobre a EMBRAPII

A EMBRAPII é uma Organização Social com Contrato de Gestão com os Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Educação (MEC), Economia (ME) e Saúde (MS). São disponibilizados recursos não reembolsáveis e suporte técnico das atuais 89 Unidades EMBRAPII distribuídas pelo país para o desenvolvimento de projetos de inovação demandados pelas empresas. Em 9 anos de existência da entidade, já foram apoiados 1.806 projetos, totalizando R$ 2,5 bilhões em investimentos em inovação industrial.

Pular para a barra de ferramentas
arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube