Embrapii quase triplica os recursos disponibilizados para projetos voltados à cadeia automotiva. Até setembro deste ano, o investimento foi de R$ 105,9 milhões, ultrapassando o recorde anterior de todo o ano de 2022, quando o programa apoiou projetos no valor de R$ 61,8 milhões

A Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) aumentou em 176,5% o valor disponibilizado para projetos voltados para a cadeia industrial automotiva, nas áreas de mobilidade e logística. Os dados referem-se ao acumulado de janeiro a setembro deste ano e apontam para o investimento recorde em projetos que totalizaram R$ 105,9 milhões no programa. No mesmo período de 2022, o valor total foi de R$ 38,3 milhões em projetos colaborativos com recursos da Embrapii, centros de pesquisa (Unidades Embrapii) e empresas envolvidas. Em todo o ano passado, o investimento viabilizado foi de R$ 61,8 milhões, até então o maior da série histórica. 

Entre 1° de janeiro e 30 de setembro de 2020, a Embrapii apoiou projetos que totalizaram R$ 14,5 milhões em investimentos. No mesmo período, foram R$ 28,5 milhões em 2021 e R$ 38,3 milhões em 2022. 

Os recursos são oriundos do programa prioritário Rota 2030 e tem o objetivo de apoiar atividades de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) na cadeia de fornecedores de mobilidade e logística. Desde o início das atividades, em 2019, a iniciativa apoiou projetos que totalizaram R$ 241 milhões em investimentos para apoio a um total de 151 projetos. O recorde registrado em 2023 confirma a tendência de crescimento da série histórica. Em 2019, primeiro ano do programa, foram disponibilizados R$ 8,4 milhões, entre investimentos da Embrapii, empresas e Unidades Embrapii. 

Evolução/ano entre janeiro e setembro:

  • 2023 – R$ 105,9 milhões
  • 2022 – R$ 38,3 milhões
  • 2021 – R$ 28,5 milhões
  • 2020 – R$ 14,5 milhões

O crescimento do aporte de recursos exclusivos da Embrapii também se destaca. Em 2021, foram 18,2 milhões, que representaram 42,5% de R$ 42,8 milhões investidos pela organização. Em 2022, foram R$ 23,3 milhões, ou 37,7% dos R$ 61,8 milhões totais. Já em 2023, os dados mostram que a Embrapii foi responsável por 62,6% dos R$ 105,9 milhões, destinando R$ 66,1 milhões em recursos não reembolsáveis para os projetos.

Investimento total anual

  • 2023* – R$ 105,9 milhões
  • 2022 – R$ 61,8 milhões
  • 2021 – R$ 42,8 milhões
  • 2020 – R$ 20,9 milhões
  • 2019 – R$ 8,4 milhões

Total geral – R$ 239,8 milhões

*Período entre 1º de janeiro e 30 de setembro

Investimento Embrapii

  • 2023* – R$ 66,1 milhões
  • 2022 – R$ 23,3 milhões
  • 2021 – R$ 18,3 milhões
  • 2020 – R$ 7,6 milhões
  • 2019 – R$ 2,9 milhões

Total geral – R$ 118,2 milhões

*Período entre 1º de janeiro e 30 de setembro

Projetos e empresas apoiadas

Os números também mostram crescimento na quantidade de empresas e projetos apoiados. No ano de 2023, já são 57 contratos para atendimento a 48 empresas com demandas para o desenvolvimento de novas soluções tecnológicas nas áreas mobilidade e logística. Em todo o ano de 2022, foram 37 projetos de 31 empresas.

  • 2023* – 57 projetos 48 empresas
  • 2022 – 37 projetos 31 empresas
  • 2021 – 30 projetos 25 empresas
  • 2020 – 19 projetos 16 empresas
  • 2023 – 8 projetos 16 empresas

*Período entre 1 de janeiro e 30 de setembro

O levantamento mostra que a empresa com maior número de projetos é a Bosch. São 20 contratos assinados e R$ 12 milhões em investimentos alavancados. Em seguida aparecem as empresas Acumuladores Moura e FCA (Fiat Chrysler Automobiles) – atual Stellantis -, com cinco projetos cada, nos valores de R$ 2,3 milhões e R$ 1,9 milhão, respectivamente. A Tupy e a Usiminas também se destacam, cada uma com quatro projetos apoiados.

A startup Autaza, com sede em São José dos Campos, no interior de São Paulo, é uma das apoiadas no Rota 2030. A empresa desenvolveu um sistema automatizado de inspeção de qualidade de pintura de veículos, com uso de Inteligência Artificial e visão computacional. O sistema pode identificar mais de 30 tipos diferentes de defeitos em pinturas. A tecnologia é única no Brasil e torna mais preciso o controle de qualidade de superfícies automotivas pintadas, comparativamente ao método convencional cujo processo é totalmente humano. O projeto recebeu apoio no desenvolvimento tecnológico da Unidade Embrapii ISI-EQ (Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica), em Curitiba (PR).

Entre os projetos apoiados está ainda uma pesquisa que busca a produção de baterias de íons lítio do tipo pouch cell, contendo eletrodos de camadas finas a base de nióbio utilizando matéria prima nacional. As baterias de íons-lítio deverão ter vida útil prolongada, de alto desempenho e maior segurança, características fundamentais para a aplicação em veículos elétricos e em armazenamento de energia. Este tipo de bateria é considerada de nova geração e elimina os riscos de explosões e incêndios observados em baterias de íons-lítio convencionais, sendo muito mais seguras para uso em veículos elétricos. O projeto também foi desenvolvido com a Unidade Embrapii ISI-EQ.

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