Home / Comunicação / Notícias
Publicado em 27 maio, 2019
Projeto EMBRAPII viabiliza inspeção durante o processo de fabricação de carros detectando possíveis falhas com mais precisão

Para aumentar a produtividade e ser mais competitiva, a indústria automotiva tem investido em automação dos processos de montagem. Uma das soluções apresentadas é o Robô Snake, tecnologia que vai otimizar o sistema de inspeção de solda tornando-a mais eficaz, precisa e econômica à empresa. O robô será uma das atrações no estande da EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) no 8º Congresso de Inovação da Indústria (http://www.congressodeinovacao.com.br/), que acontecerá nos dias 10 e 11 de junho, em São Paulo.
O robô, desenvolvido pela Unidade EMBRAPII ISI Laser e a montadora General Motors, vem para atender a uma demanda global: a identificação de falhas na solda durante a fabricação de componentes. Ainda hoje, na maioria das fábricas pelo mundo, a vistoria das peças dos carros é feita manualmente.
“Desenvolvimento tecnológico em manufatura 4.0 são essenciais para aumentar a competitividade e produtividade da indústria nacional. Projetos de inovação das empresas em parcerias com Unidades EMBRAPII são caminhos para o sucesso do setor produtivo. As Unidades estão preparadas para construir soluções inovadoras às demandas empresarias e a EMBRAPII para financiar os projetos”, destaca o diretor de Planejamento e Gestão da EMBRAPII, José Luís Gordon.
Entenda a tecnologia
Semelhante a uma cobra ao se movimentar, o Snake é um robô manipulador bastante flexível, característica que lhe permite alcançar locais de difícil acesso e com obstáculos físicos no caminho. A mobilidade ocorre pela dinâmica de seus eixos modulares. Na primeira fase, o robô foi projetado, dimensionado e construído com três eixos e comprimento de 70 cm. Na segunda fase, finalizada em maio, o manipulador foi alterado para uma configuração de seis eixos e alcance de 270 cm. O robô foi idealizado com uma concepção de modularidade, podendo possuir mais ou menos eixos a depender da funcionalidade requerida. A versatilidade do robô Snake permite que ele seja utilizado em outras frentes de trabalho, tais como aplicação de selantes internos, inspeções dimensionais e de montagem em ambientes de difícil acesso.
Sobre a EMBRAPII
Organização vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, atua por meio da cooperação com instituições de pesquisa científica e tecnológica, públicas ou privadas, tendo como foco as demandas empresariais e como alvo o compartilhamento de risco na fase pré-competitiva da inovação. Atualmente há 42 unidades credenciadas pelo País.
O modelo operacional da EMBRAPII permite rapidez, flexibilidade e risco reduzido no apoio a projetos de PD&I de empresas. A organização financia 1/3 dos projetos da indústria brasileira com recursos não-reembolsáveis, o restante é divido entre empresa e Unidade EMBRAPII. Ao compartilhar riscos de projetos com as entidades (por meio da divisão dos custos do projeto), estimula-se o setor industrial a inovar mais e com maior intensidade tecnológica para, assim, potencializar a força competitiva das empresas no mercado interno e internacional.
Centro de Competência Embrapii promove webinar sobre engenharia gênica
O Centro de Competência Embrapii Einstein em Terapias Avançadas (CCTA) realizará, no dia 18 de novembro, às 10 horas, o...
Continuar lendoEmbrapii participa da macroentrega do projeto pioneiro Carne Cultivada
Em novembro, a Embrapii diversifica sua agenda de eventos pelo Brasil
Acontece na Embrapii: confira a agenda de fortalecimento de pesquisa e tecnologia em outubro
Parceria entre Embrapii e Sebrae celebra a marca de 1.000 projetos