A EMBRAPII foi aprovada pelo Conselho Gestor do Rota 2030 como coordenadora de um Programa Prioritário (PP) voltado para o atendimento das demandas da cadeia de fornecedores do setor de mobilidade e logística.

O objetivo é fortalecer as atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) desse segmento produtivo do país, com os recursos aportados no Programa.

A EMBRAPII atua de forma transversal, abrangendo diversas áreas como biocombustíveis, manufatura avançada, Internet das Coisas (IoT), conectividade, ferramentaria, novas tecnologias de propulsão, novos materiais, TICs, entre outras.

As empresas habilitadas no Ex-Tarifário, que tenham interesse em fazer aporte no Programa da EMBRAPII, podem entrar no endereço https://rota2030.embrapii.org.br, preencher as informações solicitadas e pedir a emissão de um boleto bancário.

Em até 12 horas comerciais, o boleto será enviado para o responsável pela solicitação. Ao pagar o boleto, a empresa cumprirá com a regra de investimento exigida pelo Ministério da Economia e poderá obter o benefício fiscal. Caso tenha alguma dúvida sobre o Programa Prioritário, clique aqui e baixe o Manual para Empresas.

Já as empresas inovadoras, que tenham uma demanda tecnológica e que precisem de apoio, podem procurar as Unidades EMBRAPII para a contratação de projetos de PD&I de uma maneira ágil e simplificada. No total, há 42 Unidades EMBRAPII no país capacitadas para atender a demanda empresarial por inovação.

São duas modalidades de projetos apoiados:

  • Na Modalidade 1, o aporte da EMBRAPII chega a até 1/3 do valor do projeto com recursos não reembolsáveis.
  • Já a Modalidade 2 garante até 50% de recursos não reembolsáveis para o desenvolvimento de projetos por mais de uma empresa. Neste caso, ao menos uma empresa precisa ter Receita Operacional Bruta (ROB) do ano anterior igual ou inferior a R$ 90 milhões. Assim, a EMBRAPII estimula os projetos com startups e pequenas empresas e a relação startup-indústria.

As Unidades EMBRAPII possuem diversas competências tecnológicas para atender aos desafios do setor, como pode ser visto na figura abaixo:

Em seis anos, a EMBRAPII já apoiou mais de R$ 1,3 bilhão em projetos, trabalhando com cerca de 550 empresas. Os resultados positivos são apontados pelos nossos clientes:


“Para a área de P&D da Bosch, é fundamental ter parceiros externos para obter sucesso em nossas iniciativas. A primeira parceria com a EMBRAPII foi em 2017. E, em 2018, renovamos o contrato graças aos bons resultados obtidos e à agilidade nos trâmites de aprovação e operação do fomento.”
Frederico Tischer, Gestor de Engenharia de Desenvolvimento da Bosch Powertrain Solutions

 

“A EMBRAPII é um parceiro importante para a Iochpe-Maxion nessa jornada de inovação e busca de soluções de produtos para o mercado automotivo, agregando valor ao oferecer acesso a profissionais qualificados e tecnologia de ponta.”
Renato Brighenti, Diretor de Operações Corporativas da Maxion Structural Components

 

“A MAHLE considera a EMBRAPII em sua decisão estratégica de desenvolvimento de produtos. Finalizamos dois projetos de sucesso com o IPT, com depósito de patente em ambos e ampliando o potencial de introdução comercial dos conceitos tecnológicos desenvolvidos”
José Valentim Sarabanda, Gerente-Executivo de Desenvolvimento de Produto da MAHLE METAL LEVE SA

 

Saiba mais sobre alguns projetos:

Maurício Lavoratti, Gerente de Engenharia da divisão Powertrain Solutions da Bosch Curitiba, fala sobre o desenvolvimento do projeto Controle de Injeção de Motor a Diesel

 

Marco Tulio Ribeiro Ricci, Gerente Regional da Iochpe-Maxion, explica sobre o projeto: Desenvolvimento de componente automotivo em material compósito

 

José Valentim Sarabanda, Gerente Executivo de Desenvolvimento de Produtos na América do Sul da Mahle Metal Leve, conta sobre o projeto de : Desenvolvimento de ferro fundido de alta resistência mecânica para camisas de cilindro de motor

 

João Marcelo Barros, Cofundador da Wings, apresenta o projeto: VAI – Vehicle Artificial Intelligence

 

Dúvidas sobre o como funciona o Programa Prioritário, clique aqui e leia o Manual para Empresas.

Se preferir, faça o download do Manual, Folder do Setor Automotivo e dos Setores de Eletromobilidade e Logística nos links abaixo:

string(18) "acf_galeria_videos"
arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube