Parceria apoia e estimula projetos inovadores de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I) de empresas que atuam em Transformação Digital

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) e a Associação Brasileira de Empresas de Software (ABES) assinaram acordo de cooperação para estimular projetos conjuntos e fomentar o ambiente de pesquisa em temas prioritários para o setor.  A parceria foi anunciada em evento online “Fomento e Incentivo às Empresas Inovadoras, realizado nesta quarta, 28 de setembro.

O acordo deve fortalecer as Unidades EMBRAPII (UEs) como referência para o desenvolvimento de iniciativas em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I) para empresas atuantes no setor brasileiro de Tecnologias da Informação e Comunicação.  Além disso, a parceria promoverá a realização dos chamados “EMBRAPII Days”, aproximando-as as associadas da ABES do ecossistema de inovação da EMBRAPII. 

Aliança estratégica para ações conjuntas

José Luis Gordon, Diretor-Presidente da EMBRAPII, destacou a relevância da Transformação Digital – não só entre a totalidade de projetos apoiados pela entidade, como para o avanço da indústria brasileira. Ele mencionou estudo apresentado recentemente pela CNI – Confederação Nacional das Indústrias, que mostrou que a grande maioria dos projetos de inovação ligados à temática de sustentabilidade envolvem software, internet e inteligência artificial – o que identifica o potencial do Brasil para se tornar líder nesta agenda. 

“Para nós, essa parceria tem uma relevância muito grande.(…) Atualmente, não há nada mais importante do que ter Transformação Digital: setor de software, inteligência artificial, entre outros. Dos projetos que apoiamos hoje, 900 possuem alguma temática ligada à Transformação Digital. Somos uma forte referência nesta área para as empresas do Brasil de todos os portes”, disse Gordon. Na sua análise, a EMBRAPII potencializa o desenvolvimento tecnológico das produtoras brasileiras de software ao atendê-las e compartilhar com elas os conhecimentos das Instituições Científicas e Tecnológicas, que são suas unidades, em pesquisas na área.

Vanda Scartezini, diretora e conselheira da ABES, destacou que o foco da aliança é estimular projetos capazes de contribuir em temas que atraem maior interesse dos produtores de software no nosso mercado, de modo a produzir e disseminar conhecimento precioso para o setor. Para ela, a sinergia entre as duas entidades será fundamental para contribuir com a meta primordial da Associação, de assegurar às empresas do setor ambiente de negócios propício à inovação, ético, dinâmico, sustentável e competitivo globalmente.

No evento online, foram apresentados os diferentes instrumentos e modelos que EMBRAPII possui para estruturar os projetos empresariais, além de relatos de empresas do setor sobre a experiência de inovar com a EMBRAPII. O CEO da Taggen, Werter Padilha Cavalcante, apresentou o trabalho e os projetos da empresa na área de Transformação Digital, desenvolvidos com a EMBRAPII. Já a Intelbrás foi representada pelo seu Gestor de Projetos, Saymonn César de Melo, que abordou o forte trabalho realizado pela empresa em relação à Lei de TICs. Ele também enfatizou suas expectativas a partir da aliança promovida com a entidade: “Precisa ser uma parceria contínua com a EMBRAPII. Estamos sempre na busca de novas tendências e de fomentar novos projetos”, ressaltou.

Sobre a EMBRAPII

A EMBRAPII é uma Organização Social com Contrato de Gestão com os Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Educação (MEC), Saúde (MS) e Economia (ME), que oferece a empresas nacionais que desejam inovar recursos não reembolsáveis e um ecossistema de 77 Unidades EMBRAPII, que são centros de pesquisas de todo o país. 

Sobre a ABES

Desde sua fundação, em setembro de 1986, a ABES busca ser relevante para seus associados e referência nacional e internacional do setor de tecnologia, participando ativamente da revolução promovida pela transformação digital, promovendo o empreendedorismo e a inovação, reivindicando políticas públicas para a construção de um modelo setorial forte, estrategicamente adequado à realidade global e com segurança jurídica. As cerca de duas mil empresas associadas estão distribuídas em 24 Estados brasileiros e no Distrito Federal e representam cerca de 85% do faturamento do segmento de software e serviços no país. Elas são responsáveis pela geração de mais de 210 mil empregos diretos e que em 2020 tiveram um faturamento anual de R$ 80 bilhões.

Pular para a barra de ferramentas
arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube