A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) está apoiando o desenvolvimento de uma plataforma inteligente para aperfeiçoar o monitoramento do ciclo de vida de baterias. A iniciativa da empresa Moura, referência no segmento, em conjunto com o ITEMM – Instituto de Tecnologia Edson Mororó Moura, conta com a atuação dos pesquisadores da Unidade EMBRAPII – Instituto Eldorado e faz parte do Programa Rota 2030.

Diante da necessidade de aperfeiçoar o controle de uso das baterias tracionárias, a Moura buscou a parceria com a instituição para viabilizar um novo sistema de monitoramento. Com ele, será possível que o cliente obtenha informações precisas das baterias utilizadas, tais como tensão, corrente, temperatura, nível de eletrólito, dentre outros parâmetros, tudo de maneira remota.

A tecnologia utiliza soluções em Cloud, Analytics e Machine Learning associados a IoT (Internet das Coisas). O objetivo é permitir melhor gerenciamento para as ações de maneira mais assertiva, sem a necessidade de o cliente possuir uma infraestrutura de TI, por exemplo.

“Temos dois grandes projetos em parceria com a EMBRAPII que nos auxiliam para o ganho de produtividade e eficiência de carga. O suporte do programa torna possível a Moura atingir os nossos objetivos estratégicos”, pontua Antônio Junior, Diretor de Engenharia.

EMBRAPII no Rota 2030

A EMBRAPII é uma organização social que tem contrato de gestão com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Educação (MEC) e Saúde. Atua por meio da cooperação com instituições de pesquisa científica e tecnológica, públicas ou privadas, tendo como foco as demandas empresariais e como alvo o compartilhamento de risco na fase pré-competitiva da inovação. Há dois anos, coordena o Programa de Mobilidade e Logística do Rota 2030, iniciativa do Governo Federal para promover a cadeia automotiva no país. Nesse período, já apresentou 40 projetos apoiados, de 44 empresas contratantes, totalizando cerca de R$ 43 milhões em projetos de inovação.

Pular para a barra de ferramentas
arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube