O desenvolvimento da solução foi possível a partir do apoio técnico e financeiro de R$ 259,9 mil da parceria entre Embrapii e Sebrae 

Na busca por soluções inovadoras e sustentáveis na indústria alimentícia, a Inovacau, startup sediada em Ilhéus (BA), estabeleceu uma parceria de sucesso com a Unidade Embrapii SENAI Cimatec e o Sebrae. A iniciativa, que teve apoio financeiro de R$ 259,9 mil da Embrapii e do Sebrae, foca no aproveitamento integral do cacau, um dos principais produtos da região, buscando uma alternativa sustentável para a casca do fruto, que representa cerca de 80% do volume total. Com o alto teor de pectina, fibra natural de grande valor na indústria alimentícia, ela oferece uma matéria-prima valiosa e até então subutilizada.

Após um processo pesquisa liderado pelo Cimatec, em 2020, foram propostos suas soluções: um pó derivado da casca do cacau, que pode ser aplicado em diversas receitas, desde pães até bolos, ampliando as possibilidades gastronômicas; e uma mistura que se transforma em um suplemento alimentar em forma de shake, oferecendo uma opção prática e nutritiva para os consumidores.

Os testes realizados, incluindo solubilidade, análise sensorial e aceitação do cliente, demonstraram uma excelente receptividade em relação aos novos produtos desenvolvidos. Além de contribuir para um destino sustentável da casca de cacau, esses produtos também oferecem benefícios nutricionais significativos, já que a pectina melhora o funcionamento intestinal, aumenta a sensação de saciedade e reduz o índice glicêmico. A casca também é rica em antioxidantes e magnésio, contribuindo para a saúde cardiovascular.

Marcelo Joaniz Vieira Abrantes, fundador e sócio majoritário da Inovacau, que também tem como sócios Eduardo Amorim e Christiano Pedro Guirlanda, destaca o potencial dessas inovações, afirmando que a solução oferecida pela Embrapii  será fundamental para o lançamento do produto ainda neste ano. “O que alcançamos aqui representa uma verdadeira disruptura de nível mundial. A partir desse avanço, enxergamos possibilidades incríveis de aproveitamento do cacau em sua totalidade, criando oportunidades além das fronteiras. Com o apoio da Embrapii, estamos prestes a lançar um produto que será um divisor de águas na indústria alimentícia global”, acredita. 

Segundo Marcelo, o mercado do cacau enfrenta duas situações atípicas no momento: o preço elevado por conta de um sério problema de oferta global, ocasionado pela doença que afetou as plantações na Costa do Marfim e em Gana, levando os estoques a níveis historicamente baixos e elevando o preço do cacau para 7 mil dólares por tonelada, em comparação com a média habitual de menos de 3 mil dólares. Além disso, o remake da novela Renascer, na Rede Globo, está trazendo novamente o cacau para o centro das atenções no cenário nacional, inclusive porque o Brasil, segundo a última pesquisa feita pelo governo federal, é o 6º maior produtor da fruta no mundo.

Pular para a barra de ferramentas
arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube