EMBRAPII apoia desenvolvimento de microconcreto estrutural mais leve e sustentável

Pensando em construir casas mais sustentáveis e acessíveis, a startup baiana PHI- Projetos Habitacionais Inteligentes desenvolveu um microconcreto diferenciado, com o apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) e do Senai Cimatec, uma Unidade EMBRAPII. O material, mais leve e econômico que os tradicionalmente usados na construção civil, permite a fabricação de painéis modulares, usados para montar casas em sistema de encaixe.

Além do menor peso do microconcreto estrutural, Marcos Cintra, engenheiro civil responsável pela startup, explica que o diferencial do projeto apoiado pela EMBRAPII está na troca de conhecimentos, na pesquisa de materiais, no desenvolvimento do conceito deste sistema de fabricação e montagem de casas industrializadas, que possibilita erguer edificações a partir da acoplagem de painéis modulares de concreto, como é feito com brinquedos de encaixe. “Graças ao apoio da EMBRAPII, a aceitação do mercado foi imediata, devido à qualidade do material e à velocidade de entrega da habitação – que pode levar em média 45 dias -, a um custo altamente atraente. Especialmente porque os materiais utilizados são comuns na construção civil, como cimento, areia, ferro, concreto, telha em fibrocimento, mas com muita tecnologia agregada”, analisa o engenheiro.

Concreto diferenciado

A pesquisa da startup, em parceria com a Unidade EMBRAPII Senai Cimatec, permitiu desenvolver um novo material, formado por microconcreto, resultante num produto mais resistente, porém sem aumento de sua densidade. Os resultados dos estudos apresentaram um material de alto desempenho, mais leve e com maior resistência, perfeitamente adequado à fabricação dos painéis modulares usados na montagem das casas erguidas em sistema de encaixe.

De acordo com Cintra, o segmento de unidades residenciais pré-fabricadas é consolidado em muitos países, mas pouquíssimo difundido no Brasil, se comparado ao grande potencial que existe. O engenheiro explica que, para se instalar esse tipo de edificação, a área onde a casa será instalada precisa ser plana e dispor de instalações de água e energia elétrica. E, caso o proprietário queira se mudar, é possível desmontar a casa e remontá-la em outro local.

A solução também aposta em custos mais atraentes para quem sonha com a casa própria – o que já conquistou compradores em todo o estado da Bahia.   Com esses diferenciais, o projeto foca em outros nichos de mercado, para os quais são fundamentais as vantagens da redução de mão de obra, da flexibilidade, da otimização de tempo de construção e da sustentabilidade durante o processo. Futuramente, a startup espera testar habitações com dois pavimentos. Também pretende continuar a pesquisa iniciada com apoio da EMBRAPII, buscando materiais ainda mais leves e ambientalmente corretos para a indústria da construção civil brasileira.

Sustentabilidade                           

A indústria da construção civil apresenta impactos ambientais relevantes, como a elevada emissão de gases do efeito estufa, a  geração de resíduos sólidos e o alto uso de água e energia. Estudo publicado em 2020 pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE) afirma que os municípios brasileiros coletaram aproximadamente 47 milhões de toneladas de Resíduos de Construção e Demolição (RCD), o que equivale a cerca de 221,2 kg por habitante/ano.

Observando esse cenário, Marcos chama atenção para outro diferencial da proposta apoiada pela EMBRAPII, a preocupação com a sustentabilidade. Segundo ele, uma obra tradicional gera pelo menos 30% de resíduos e, no caso do projeto dos painéis modulares, os entulhos quase não existem, pois até o saco de cimento é triturado e misturado ao concreto.

Sobre a EMBRAPII

A EMBRAPII oferece a empresas nacionais que desejam inovar, recursos não reembolsáveis e um ecossistema de 76 Unidades EMBRAPII, que são centros de pesquisas de todo o país. Para pequenos empreendedores e startups, há um programa específico, o Lab2MKT, que acompanha todo o ciclo de desenvolvimento do produto até sua chegada ao mercado. Mais de 1600 projetos já receberam o apoio da EMBRAPII, totalizando mais de R$ 2,2 bilhões em investimentos.

A realização desse projeto é resultado do contrato de gestão celebrado entre a EMBRAPII e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – MCTI, o Ministério da Educação – MEC, o Ministério da Saúde – MS e o Ministério da Economia – ME.

Pular para a barra de ferramentas
arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube