Inovação desenvolvida no modelo EMBRAPII vai disponibilizar informações analíticas compiladas para ajudar candidatos e eleitores na tomada de decisão

Mais um período eleitoral se aproxima e uma análise aprofundada de candidatos e eleitores é fundamental para a tomada de decisão. É com este propósito que a startup Datapedia desenvolveu em parceria com a EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) uma plataforma inteligente capaz de visualizar e traduzir de maneira interativa padrões históricos de votos incluindo indicadores econômicos, sociais e políticos.

O software foi desenvolvido por pesquisadores da Unidade EMBRAPI – Centro de Engenharia Elétrica e Informática (CEEI) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Com ele, é possível que candidatos criem estratégias, alianças, diagnósticos por território, identificação de concorrentes e projeção de cenários, por exemplo. Para o cidadão, é possível se informar sobre o histórico de eleições em sua cidade ou estado e entender os padrões de votação em representantes eleitos.

Os diferenciais da tecnologia estão no uso de ciência de dados com técnicas de visualização que facilitam a comparação de padrões geográficos e de comparação dos resultados das eleições em níveis municipais, estaduais e federal de 2000 até hoje. Além disso, é possível cruzar dados de votações com dados georreferenciados das seções eleitorais para mostrar em quais bairros se concentram os votos de determinados candidatos.

Segundo o professor Nazareno Andrade, coordenador de projeto do CEEI, ter informações seguras sobre a real situação de cada região é essencial, tanto para cidadãos, que podem fiscalizar e escolher melhor seus representantes, quanto para candidatos, que podem adotar estratégias mais assertivas. “Esta base de dados é muito importante para candidatos e partidos políticos para que entendam o comportamento dos eleitores, suas preferências e façam o planejamento adequado para responder aos anseios da população, na outra ponta, o eleitor poderá estar melhor informado e preparado sobre seu candidato para o momento diante da urna”, afirma.

Apoio para startups

A EMBRAPII é uma organização social que tem contrato de gestão com o Ministério da Educação (MEC), de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e Saúde. Em seis anos de operação, já apoiou quase 1000 projetos em parceria com empresas nacionais de diferentes portes e segmentos, totalizando R$ 1,5 bilhão em investimentos.

Em seu modelo operacional, os valores dos projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) são divididos entre a instituição, as Unidades EMBRAPII (centros de pesquisa credenciados) e a empresa demandante. Os recursos aportados são não reembolsáveis. No caso de projetos com startups, há linhas especiais de financiamento que diminuem a contrapartida das empresas e aumentam as facilidades para inovar. A instituição conta ainda com acordo com o Sebrae que amplia a abrangência dos recursos aportados para que o pequeno empreendedor possa compartilhar suas propostas tecnológicas no setor produtivo.

arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube