Veículo autônomo desenvolvido com apoio da EMBRAPII passará por testes na Itália e será implantado em águas brasileiras no terceiro trimestre de 2022

Uma proposta inédita na indústria brasileira está prestes a ganhar águas internacionais em dois projetos-piloto de monitoramento de estruturas offshore. Trata-se do ‘Submarino FlatFish’, veículo autônomo aquático não tripulado, uma espécie de Drone submarino, equipado com 3D de alta resolução, para exploração de petróleo e gás, originalmente desenvolvido, em parceria, pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII), Unidade EMBRAPII Senai Cimatec e a empresa BG Brasil.

Na primeira fase do projeto-piloto, serão realizados testes intermediários em águas rasas de Trieste (Itália), base da multinacional italiana Saipem. A segunda fase deve ocorrer no terceiro trimestre de 2022, com sua implantação em águas brasileiras, pela Shell e Petrobrás.

O objetivo é qualificar o ‘FlatFish’ para a execução de inspeções remotas, a fim de dar suporte às campanhas de monitoramento e manutenção das infraestruturas em águas profundas.

Design e IA

A silhueta do veículo, compacta e afilada, baseada em conceitos de aerodinâmica para navegação e monitoramento, fazem com que o submarino lembre um peixe, daí o nome em inglês “peixe-plano”. Com tecnologia de inteligência artificial (IA) embarcada, o equipamento pesa 3,2 toneladas, mede 4,5 metros e é o primeiro protótipo do tipo desenvolvido no país. Seu objetivo principal é prevenir acidentes e vazamentos em tubulações e inspecionar estruturas a mais de dois mil metros de profundidade. A proposta foi pensada para oferecer maior segurança operacional humana e minimizar riscos ambientais, além de reduzir entre 30 e 50% os custos de operação, ao dispensar a necessidade de especialistas e a utilização de barcos de apoio, comuns para este tipo de inspeção.

Uma garagem flutuante permite a configuração de missões e a transmissão de dados. Por ser controlado à distância, ele é capaz de efetuar atividades complexas de monitoramento de uma extensa gama de atividades subaquáticas. O operador estabelece missões de inspeção remotamente da superfície e o veículo realiza o planejamento e executa a missão de forma autônoma e, a partir de sua estação submarina, coleta dados e os envia para o operador na superfície.

Novas funcionalidades serão incorporadas após os testes operacionais, durante o período de industrialização, visando a realização de operações em águas profundas, especificamente para o contrato com a Shell e a Petrobras. Os dois projetos são experimentais e estão incluídos no programa de pesquisa e desenvolvimento da Agência Nacional de Petróleo (ANP).

Dezoito pesquisadores brasileiros participaram do desenvolvimento do projeto full time, que durou 60 meses e contou com o apoio do Instituto Alemão de Robótica e Inteligência Artificial (DFKI). A iniciativa recebeu o aporte total de R$ 30 milhões em recursos não reembolsáveis, realizado pela BG Brasil, EMBRAPII e CIMATEC.

Crédito: Divulgação

Sobre a EMBRAPII

A EMBRAPII é uma Organização Social com Contrato de Gestão com os Ministérios de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Educação (MEC) e Saúde. A instituição garante com recursos não reembolsáveis parte do valor total do projeto da empresa que deseja inovar. Para viabilizar o desenvolvimento, coloca à disposição 76 Unidades EMBRAPII (distribuídas pelo país), centros de pesquisa de ponta credenciados na rede de inovação. Mais de 1500 projetos já receberam o apoio da EMBRAPII, totalizando mais de R$ 2 bilhões em investimentos.

Pular para a barra de ferramentas
arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube