Home / Comunicação / Notícias
Publicado em 7 junho, 2021
Primeiro projeto da Unidade EMBRAPII CIn-UFPE vai trazer mais produtividade para o segmento
A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) vai apoiar o desenvolvimento de uma solução tecnológica para otimizar a produção de baterias automotivas e estacionárias, tornando o processo mais eficaz e competitivo. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Unidade EMBRAPII CIn-UFPE (Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco) com a empresa Baterias Moura.
A proposta prevê o desenvolvimento de novas funcionalidades, por meio das plataformas de Internet das Coisas (Internet of Things – IoT, sigla em inglês), que sejam capazes de monitorar e analisar os processos físicos em todas as etapas de fabricação da bateria. Com a tecnologia, será possível adequar as linhas de produção e promover maior integração em rede, incluindo a evolução para sistemas em nuvem.
“A IoT é um dos pilares da nova revolução industrial e tem promovido importantes mudanças no chão da fábrica. A automação permite prevenir falhas, aumentar a produção e auxiliar nas tomadas de decisão da empresa”, destaca o diretor-presidente da EMBRAPII, Jorge Guimarães. “Esse projeto está alinhado com a missão da EMBRAPII em promover a inovação e mais competitividade na indústria nacional”, enfatiza.
A EMBRAPII cofinancia projetos de inovação da indústria nacional e promove o encontro das empresas com os centros de pesquisas credenciados para ajudar o setor produtivo a superar os desafios tecnológicos. O CIn/UFPE foi credenciado pela EMBRAPII para o desenvolvimento de tecnologias veiculares. A Unidade EMBRAPII integra a Rede de Inovação em Mobilidade e tem como foco as seguintes áreas: Software para Sistemas Veiculares; Automação, Modelagem e Segurança Veicular.
Desde 2019, a EMBRAPII é uma das coordenadoras do Programa Rota 2030, estratégia elaborada pelo Governo Federal para desenvolvimento do setor automotivo no país. Seu modelo ágil, flexível e desburocratizado, já permitiu a contratação de 35 projetos de inovação na área, dois já foram finalizados.
Embrapii bate novo recorde em projetos com micro e pequenas empresas e startups
Em 2025, esses contratos representaram 68% dos projetos desenvolvidos pela Embrapii Pelo terceiro ano consecutivo, a Embrapii (Empresa Brasileira...
Continuar lendoPor que o PPI da Embrapii é a opção mais vantajosa para aportar minha obrigação de PD&I da Lei de TICs?
Brasil e Colômbia unem forças em iniciativa pioneira de transição energética e cidades inteligentes
Chamada CORNET NETWORK 2026/1: inscrições abertas para projetos internacionais
Embrapii em 2025: veja como foi nossa atuação