Primeiro projeto da Unidade EMBRAPII CIn-UFPE vai trazer mais produtividade para o segmento

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) vai apoiar o desenvolvimento de uma solução tecnológica para otimizar a produção de baterias automotivas e estacionárias, tornando o processo mais eficaz e competitivo.  A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Unidade EMBRAPII CIn-UFPE (Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco) com a empresa Baterias Moura.

A proposta prevê o desenvolvimento de novas funcionalidades, por meio das plataformas de Internet das Coisas (Internet of Things – IoT, sigla em inglês), que sejam capazes de monitorar e analisar os processos físicos em todas as etapas de fabricação da bateria.  Com a tecnologia, será possível adequar as linhas de produção e promover maior integração em rede, incluindo a evolução para sistemas em nuvem.

“A IoT é um dos pilares da nova revolução industrial e tem promovido importantes mudanças no chão da fábrica. A automação permite prevenir falhas, aumentar a produção e auxiliar nas tomadas de decisão da empresa”, destaca o diretor-presidente da EMBRAPII, Jorge Guimarães. “Esse projeto está alinhado com a missão da EMBRAPII em promover a inovação e mais competitividade na indústria nacional”, enfatiza.

A EMBRAPII cofinancia projetos de inovação da indústria nacional e promove o encontro das empresas com os centros de pesquisas credenciados para ajudar o setor produtivo a superar os desafios tecnológicos. O CIn/UFPE foi credenciado pela EMBRAPII para o desenvolvimento de tecnologias veiculares. A Unidade EMBRAPII integra a Rede de Inovação em Mobilidade e tem como foco as seguintes áreas: Software para Sistemas Veiculares; Automação, Modelagem e Segurança Veicular.

Desde 2019, a EMBRAPII é uma das coordenadoras do Programa Rota 2030, estratégia elaborada pelo Governo Federal para desenvolvimento do setor automotivo no país.  Seu modelo ágil, flexível e desburocratizado, já permitiu a contratação de 35 projetos de inovação na área, dois já foram finalizados.

Pular para a barra de ferramentas
arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube