04/04/2017

A Unidade EMBRAPII CPqD, em parceria com a empresa Furukawa, acaba de concluir um projeto de inovação que irá ampliar a oferta de banda larga aos usuários, além de reduzir a poluição visual hoje existente nos postes das redes aéreas de distribuição de energia. Trata-se de um cabo híbrido, metálico, com fibra óptica no interior, capaz de conduzir energia elétrica e, ao mesmo tempo, fazer a transmissão de dados em banda larga. A nova tecnologia, chamada de OPDC (Optical Distribution Cable), já está disponível e vem servindo de base para outro projeto inovador no país: a implantação de uma rede sinérgica, desenvolvida pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), com o apoio dos programas de P&D da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e da Fapemig.

O diferencial dessa nova tecnologia é o uso da fibra óptica dentro do cabo energizado, em redes de média tensão (os cabos OPGW – Optical Ground Wire são utilizados em torres de transmissão de energia de alta tensão, como um cabo para-raios). O acesso às fibras ópticas no cabo condutor exige uma proteção elétrica, que é feito por meio de um dispositivo isolador que é o resultado importante e inovador desse projeto.

Para o diretor-presidente da EMBRAPII, Jorge Guimarães, este projeto representa um grande passo na aplicação da Internet das Coisas (IoT). “Sem dúvida, essa inovação poderá atender a uma crescente demanda por comunicação em banda larga, que cada vez mais exige novos investimentos em expansão das redes e descobertas de produtos mais eficientes”, declarou.

“O mundo das smart grids e smart cities, com seus semáforos e iluminação pública inteligentes, sensores, carros elétricos, geração distribuída etc., vai exigir o uso de redes de fibras ópticas para garantir altíssima qualidade e confiabilidade das aplicações e serviços”, destaca Luiz Obara, da Gerência Técnica de Energia da Furukawa. “A Cemig enxergou essa necessidade de preparar sua rede do futuro, quando lançou a ideia da rede sinérgica. E a Furukawa, em parceria com a EMBRAPII, desenvolveu a solução que tornou viável a implantação desse novo conceito”, acrescenta.

Carlos Alexandre Meireles Nascimento, engenheiro de tecnologia e normatização da Cemig e um dos desenvolvedores da tecnologia de redes sinérgicas, destaca que o novo cabo híbrido – que vem sendo utilizado com sucesso em um trecho da rede de distribuição da concessionária em Sete Lagoas – é um elemento importante na construção das smart grids (redes elétricas inteligentes). “Uma das vantagens é que se houver rompimento desse cabo, a fibra óptica permite detectar o ponto exato em que isso ocorreu, o que facilita o bloqueio da rede de energia para evitar acidentes e reduz muito o tempo de reparo do problema”, explica.

Além disso, ele ressalta que a nova tecnologia permitirá o compartilhamento da infraestrutura de comunicação em banda larga entre as diversas operações da concessionária de energia e, também, com operadoras de telecomunicações e provedores de serviços de internet, por exemplo. O projeto custou R$ 1,4 milhões.

Pular para a barra de ferramentas
arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube