Home / Comunicação / Notícias
Publicado em 26 maio, 2025
A Unidade Embrapii Fibras Florestais, localizada na Universidade Federal de Viçosa (UFV), alcançou um marco na produção de cânhamo (Cannabis sp.) com um método inovador de cultivo em larga escala. Em parceria com a startup Buds INC, também de Viçosa, e com apoio do Sebrae, a pesquisa começou em fevereiro de 2024 após autorização da Justiça Federal. Em apenas quatro meses, as 14 sementes iniciais resultaram em mais de 4 mil mudas de alta qualidade.
O projeto obteve um investimento total de R$ 932 mil, em valores corrigidos pela inflação. Deste montante, a Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) aportou R$ 307 mil. A pesquisa já resultou em um pedido de patente. Com amplo potencial de exportação, o método desenvolvido poderá ser utilizado por grandes produtores de cannabis em países como China, Estados Unidos, Canadá e na União Europeia.
“A missão da Embrapii é promover a inovação na indústria, qualquer que ela seja. Com isso, queremos fortalecer e dar competitividade à indústria nacional. Quando nossos projetos se tornam importantes em níveis internacionais, isso dá competitividade à empresa parceira, fortalece a nossa Unidade Embrapii e permite que aquela atividade econômica associada à inovação em questão possa trazer benefícios para o país”, explica o presidente da Embrapii, Alvaro Prata. “Neste contexto, o que está sendo desenvolvido na Unidade Embrapii UFV Fibras Florestais é um belo exemplo de projeto que nos dá visibilidade e nos qualifica em áreas relevantes de atuação”, conclui Prata.
“A parceria com a Embrapii é fundamental para oferecer apoio tecnológico e financeiro para as micro e pequenas empresas avançarem em seus projetos de inovação, e superarem desafios tecnológicos. É uma iniciativa que impulsiona a indústria nacional, criando um ambiente favorável ao desenvolvimento tecnológico e à maior competitividade das empresas de pequeno porte”, destaca o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.
Além do método inovador para o cultivo, a Unidade Embrapii também tem desenvolvido estratégias eficazes para o gerenciamento e o aproveitamento dos resíduos da produção de cannabis. Assim, este material vem sendo utilizado para criar protótipos para aplicações industriais, incluindo celulose, biochar e materiais de construção sustentáveis como o hempcrete (tijolo feito a partir de fibras de cânhamo).
Graças a esta frente de trabalho, a Unidade Embrapii Fibras Florestais torna possível não apenas reduzir o impacto ambiental da indústria, mas também criar fontes de receita e promover a sustentabilidade econômica e ambiental do setor.
Parceria Embrapii e Sebrae
A Embrapii, por meio da parceria com o Sebrae, oferece às micro e pequenas empresas, e startups, acesso à infraestrutura e a conhecimentos científicos e tecnológicos das Unidades Embrapii. Trata-se de uma rede de 92 centros de pesquisa de excelência credenciados em todo o país para desenvolver os projetos de pesquisa apoiados pela instituição. Juntos, eles reúnem uma rede de aproximadamente 4 mil pesquisadores.
Para obter os recursos, as empresas devem apresentar seus projetos às Unidades Embrapii, que serão responsáveis pela aprovação do projeto e pelo repasse dos recursos. Esses centros são compostos por especialistas que desenvolvem soluções de acordo com as necessidades.
A Embrapii investe até 50% do valor total do projeto, sendo o restante coberto pela contrapartida da empresa e da Unidade Embrapii. Além disso, o Sebrae também aporta recursos financeiros, contribuindo com até 70% da contrapartida prevista para a empresa.
Sobre a Embrapii
A Embrapii é uma organização social que atua em cooperação com instituições de pesquisa, públicas ou privadas, para atender ao setor empresarial, com o objetivo de fomentar a inovação na indústria. Para isso, conecta pesquisa e empresas, e divide riscos, ao aportar recursos não-reembolsáveis em projetos que levem à introdução de novos produtos e processos no mercado. Para ter acesso ao modelo, a empresa deve apresentar seu desafio tecnológico à Unidade Embrapii com a competência técnica que se enquadra às necessidades de seu projeto. A Embrapii possui contrato de gestão com o Governo Federal, por meio dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação, da Educação, da Saúde e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
Embrapii celebra Dia da Indústria com novas chamadas para o Mover
Em evento na CNI, o presidente da Embrapii, Alvaro Prata, apresentou resultados do programa Mover e participou do anúncio de...
Continuar lendoInovação para startups e PMEs: como fazer sem recursos financeiros?
Embrapii reforça atuação na inovação em saúde na principal feira do setor da América Latina
Projeto Embrapii aposta em biodefensivos de macroalgas e microrganismos marinhos para substituir agrotóxicos
Embrapii avança com novos investimentos e capacitação em parceria com o MEC