Equipe conta com jovens pesquisadores que participaram do Projeto de Formação de Recursos Humanos da EMBRAPII

Três jovens estudantes do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) trouxeram ao Brasil a faixa de campeão da 5ª edição do Campeonato de Tecnologia da Huawei, na área de computação em Nuvem. A equipe é composta por Mariana Barros e Weslley Santos, alunos do bacharelado em Engenharia Elétrica, e por Edson Luiz, egresso do Curso Superior de Redes de Computadores, atualmente mestrando em Tecnologia da Informação. Os dois últimos atuaram em projetos no Polo de Inovação e passaram pelo Programa de Formação de Recursos Humanos da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII).

A equipe chegou à final mundial após vencer a etapa nacional e a latino-americana, deixando para trás times de 82 países com bastante tradição em tecnologia da informação e comunicação, dentre eles Reino Unido, Rússia e Peru, o campeão mundial do ano passado. A competição incluiu provas objetivas respondidas separadamente e uma prova prática, com quatro horas de duração, feita em conjunto para avaliar conhecimento dos estudantes na área de computação em nuvem, Inteligência Artificial e Big Data.

Capacitação 4.0 – Unindo competências técnicas e socioemocionais

Os alunos campeões foram orientados pelo professor Michel Dias. Segundo o tutor, a conquista é fruto de dedicação e esforço da equipe, que participou de vários simulados que criavam ambiente e pressão semelhantes à prevista na prova. O grande diferencial da equipe, apontado por Dias, no entanto, foi o equilíbrio entre competência técnica e as habilidades socioemocionais.

“O conhecimento técnico é elementar, mas se a equipe não estivesse com a engrenagem sincronizada para trabalhar em equipe, o resultado poderia ter sido diferente. A comunicação, quando se está sob pressão, necessita ser precisa e eficiente. Eles tinham apenas quatro horas para responder a prova prática, e para conseguir respondê-la precisavam estar em sincronia. Nenhum resolveria sozinho”, destacou.

De acordo com o professor, o Programa de Recursos da EMBRAPII contribuiu com a performance da equipe à medida que possibilita a aquisição de habilidades emocionais, como aprender a se se comunicar, trabalhar em equipe e se auto-organizar para responder às demandas adequadas ao tempo disponível.

O Diretor da Unidade EMBRAPII do IFPB, Erick Melo, faz coro e ressalta o aspecto positivo do envolvimento dos alunos em projetos em parceria com empresas.  “Começamos as parcerias com a Huawei em 2017 e já fomos bicampeões nacionais e agora esse mundial é nosso. Essa conquista eu compartilho com a EMBRAPII, por apostar nesse tipo de formação e parcerias que são importantíssimas para demonstrar a capacidade dos brasileiros para todo mundo”, destacou.

O Programa de Capacitação 4.0

O Programa de Formação de RH da EMBRAPII propõe um modelo de aprendizado a partir de experiências reais, com foco em pesquisa aplicada à indústria. O objetivo é formar profissionais capazes de desenvolver soluções tecnológicas de PD&I para o setor produtivo e com habilidades socioemocionais para trabalhar em equipe, negociar, superar desafios e crises que possam surgir no decorrer de sua prática profissional.

Os alunos que estão em Unidades EMBRAPII participam ativamente do projeto de inovação, desde o planejamento das ações e relacionamento com os clientes, passando pelo desenvolvimento da tecnologia nos laboratórios até a entrega do produto.

“Boa parte do meu crescimento pessoal e profissional se deu no polo do IFPB.  Com a participação nos projetos, pude aprender novos conhecimentos, desenvolver e implantar soluções.  Também desenvolvi outras ferramentas importantes para desempenhar minha profissão, como paciência, cooperação, proatividade e auto gestão”, destaca Edson Luiz, que sagrou campeão na China.

arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube