Com atuação na área de Máquinas e Equipamentos para Mobilidade, centro de pesquisa com dois anos de atuação reúne 11 projetos contratados junto a empresas

Com sede na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a MOVE foi reconhecida como a Unidade Revelação de 2023 no Prêmio Embrapii, o que destaca o compromisso da equipe do centro de pesquisa em prol da inovação na indústria.

A Unidade MOVE-UFSC começou suas atividades em 2022, na área de Máquinas e Equipamentos para Mobilidade, com foco no Programa Rota 2030. Com o prêmio em mãos e uma vontade de crescer ainda mais, o coordenador da Unidade, Rodrigo de Souza Vieira, diz estar feliz com o reconhecimento, destacando os desafios superados desde o início desta curta e positiva história. “Ficamos muito satisfeitos, porque nosso começo foi muito difícil, custamos a fazer o primeiro contato, demorou uns oito meses. E em 2023 conseguimos muitos, tivemos contratações e acabou resultando neste prêmio, que foi a condecoração do nosso esforço, que não foi pequeno”, analisou. 

A Unidade nasceu com foco no Programa Rota 2030, uma iniciativa prioritária que visou alocar recursos do fundo para investimentos em pesquisa na área de mobilidade, abrangendo desde veículos rodoviários até equipamentos agrícolas. Os projetos desenvolvidos pela unidade concentram-se na melhoria da eficiência do veículo, na redução do consumo de combustível e também na diminuição das emissões de gases poluentes.

A equipe de pesquisadores conta, atualmente, com cerca de 80 profissionais distribuídos entre 15 laboratórios distintos, disponíveis para suas pesquisas. Desde o início, todos estiveram engajados em 11 projetos contratados – o que somou um total de contrato de R$ 12 milhões de reais. Entre os projetos, o de destaque na visão do coordenador, foi o primeiro, realizado em parceria com a Bosch. Nele, a equipe MOVE-UFSC trabalhou na melhoria de um produto já existente da empresa, com foco no desenvolvimento de materiais, com impacto na durabilidade, custo e eficiência energética.

Pular para a barra de ferramentas
arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube