Estabelecida desde 2020 no Departamento de Engenharia Florestal (DEF) da Universidade Federal de Viçosa (UFV), a Unidade EMBRAPII Fibras Florestais UFV é reconhecida como um centro de excelência no campo da pesquisa e inovação para iniciativas no âmbito florestal.
Nossa essência é “Fibras Florestais: Produção e Conversão”, abrangendo as sublinhas:
a) produção e qualidade das fibras florestais;
b) conversão das fibras florestais em produtos e energia; e
c) Meio Ambiente e Sustentabilidade
Com um financiamento significativo para projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, a Unidade EMBRAPII Fibras Florestais UFV é uma fonte de soluções inovadoras e disruptivas, atuando com credenciamento no Ciclo 2, EMBRAPII-BNDES e Rota 2030.
Histórico
O Departamento de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Viçosa (DEF-UFV) é o berço da Engenharia Florestal no Brasil, há 60 anos formando profissionais capacitados e desenvolvendo tecnologias disruptivas. A SIF, associação dos maiores players florestais do Brasil e do Mundo, é responsável pelas parcerias público-privadas com um modelo incrível de aproximação entre a academia e o setor produtivo.
Os projetos executados pelo DEF-UFV e intervenidos pela SIF colocaram o departamento como referência nacional em PD&I na área florestal.
Na UNIDADE EMBRAPII FIBRAS FLORESTAIS, a SIF é uma grande parceira no que tange às atividades do DEF de prospecção, estabelecimento, contratação e gestão de projetos, com uma equipe de alta performance que suporta as demandas de forma ágil e eficaz.
Infraestrutura
O DEF, como UE, está instalado em sede própria, no campus da UFV, em uma área que totaliza mais de 15.000 m2 construídos. Além disso, conta com mais de 20 laboratórios de pesquisa modernamente equipados e preparados para executar projetos de PD&I na área de competência proposta, com pesquisadores renomados. São eles:
Celulose e Papel (LCP)
Painéis e Energia da Madeira (LAPEM)
Propriedades da Madeira (LPM)
Melhoramento Clássico
Biotecnologia
Culturas de Tecidos
Big Data florestal e Genética Quantitativa
Manejo Florestal
Biocombustíveis
Patologia Florestal
Hidrologia Florestal
Ecologia Florestal
GeoProcessamento
Colheita e Ergonomia
Biologia Molecular de Plantas
Serraria e Marcenaria Escola
Sementes Florestais
Matéria Orgânica e Resíduos
Fisiologia Florestal
Agrossilvicultura
Unidade de Crescimento de Plantas (UCP)
Manejo Integrado de Pragas Florestais
Silvicultura
Laboratório de Restauração Florestal (LARF)
Nosso Portfólio
• Desenvolvimento de novos fertilizantes a partir de coprodutos;
• Desenvolvimento de Isca Formicida;
• Desenvolvimento de novos Biocombustíveis;
• Desenvolvimento de bioplástico;
• Automação de viveiros e eficiência de uso da água;
• Economia Circular;
• Tecnologia para tratamento de resíduos da indústria de celulose e papel;
• Desenvolvimento de sistema fornos-fornalhas para carbonização de resíduos;
• Desenvolvimento de produtos com novas fibras florestais;
• Desenvolvimento de tecnologias para avaliação da qualidade da madeira;
• Desenvolvimento de novos compósitos combinando resíduos madeireiros;
• Desenvolvimento de softwares e aplicativos voltados para o meio ambiente;
• Estratégias de controle de plantas daninhas em áreas de florestas comerciais;
•Desenvolvimento de tecnologias para outras espécies florestais (Dendê, Açaí, Teca, Macaúba, coco verde, entre outras);
• Desenvolvimento de tecnologias para a cultura do Bambu;
Redes sociais da unidade
Acesse nossas redes sociais e fique por dentro de todas novidades!
Instagram: https://www.instagram.com/def.ufv?igsh=ZWRvNmF5cXJzcHl5