À frente da EMBRAPII, Guimarães fomenta a inovação industrial brasileira ao unir empresas e Academia

O diretor-presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) foi condecorado com o título Doutor honoris pela Universidade de São Paulo por “sua brilhante trajetória científica e acadêmica ressaltando seus relevantes serviços prestados à pós-graduação brasileira e à Universidade de São Paulo”.

De acordo com o Estatuto da Universidade, o título de Doutor honoris causa é concedido “a personalidades nacionais ou estrangeiras que tenham contribuído, de modo notável, para o progresso das ciências, letras ou artes; e aos que tenham beneficiado de forma excepcional a humanidade, o país, ou prestado relevantes serviços à Universidade”.

“Além de ser um grande líder na área de pesquisa e ser um grande administrador de instituições científicas, Jorge Almeida Guimarães é uma pessoa fantástica, que se destaca pela sua competência e pela sua inteligência. Fico muito feliz e emocionado em poder conceder esse título em nome da Universidade”, destacou o reitor Vahan Agopyan.

À frente da Embrapii, Jorge Guimarães atua para integrar empresas nacionais a centros de pesquisas do país.  A proposta é fomentar a Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) na indústria nacional e promover maior competitividade ao setor produtivo e, consequentemente, ganhos socioeconômicos ao país.  A organização social, vinculada ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), já apoiou mais de 1 mil projetos de inovação em parceria com 728 empresas.

Conheça mais sobre Jorge Guimarães

Jorge Almeida Guimarães é pesquisador na área de bioquímica e farmacologia. Graduou-se em 1963 em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), fez especialização em Fisiologia de Microorganismos pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e doutorado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Realizou o pós-doutorado através dos Institutos Nacionais de Saúde nos Estados Unidos.

Desde cedo, abraçou a carreira docente, atuando como professor em diversas universidades brasileiras (UFRRJ, UNIFESP, Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, UNICAMP, UFF, UFRN, UFRJ, UFRGS). É reconhecido pelo trabalho em prol da ciência brasileira como diretor do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), ocupando cargos na Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), como secretário do Ministério da Ciência e Tecnologia e como presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com atuação marcante na política científica nacional e de formação de novos recursos humanos na pós-graduação. Em 2015, assume a presidência da EMBRAPII, organização social que fomenta a transmissão do conhecimento acadêmico para o setor empresarial e o desenvolvimento da indústria nacional, por meio da inovação. A USP tem três unidades credenciadas pela Embrapii, ligadas à Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), ao Instituto de Física de São Carlos (IFSC) e à Escola Politécnica (Poli).

Pular para a barra de ferramentas
arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube