Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Alvim, participou do evento 

A Universidade de São Paulo (USP) recebeu hoje, 5 de maio, o Encontro de Unidades EMBRAPII (UEs). O evento reuniu importantes centros de pesquisas do país credenciados pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) para atuar em parceria com a indústria nacional. Em pauta, gestão, procuradoria jurídica das Unidades EMBRAPII em universidades públicas e prospecção de projetos.

Participaram do encontro o Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, o reitor da USP Carlos Gilberto Carotti e o diretor-presidente da EMBRAPII, Jorge Almeida Guimarães. 

O ministro Paulo Alvim destacou o impacto da atuação das Unidades Embrapii no setor empresarial. “A Unidades Embrapii vêm entregando resultados que impactam na geração de postos de trabalhão, nota fiscal e resultados que as empresas conseguem com o processo de alavancagem da inovação”, disse. “Registro a colaboração que as Unidades deram na superação dos desafios da Covid-19. A contribuição tecnológica dada pelas Unidades vai ficar registrado na trajetória da Embrapii”.

“Hoje, estamos reunindo 76 Unidade EMBRAPII, lembrando que, em 2014, começamos com apenas três grupos de pesquisa credenciados.  Esse encontro é importante para debater desafios e oportunidades, trocar experiências, e promover avanços”, declara o diretor-presidente Jorge Guimarães.

O encontro também é a oportunidade para oficializar a entrada da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto no ecossistema de inovação da EMBRAPII. A nova Unidade EMBRAPII vai atuar no desenvolvimento de fármacos e biofármacos nacionais.  Ela se soma às outras quatro Unidades EMBRAPII da Instituição – USP Powertrain, CICS Poli, Tecnogreen e o Instituto de Física de São Carlos.  

“Nós esperamos potencializar a capacidade de universidade inovar. A EMBRAPII veio para facilitar o ecossistema de inovação. Ela traz facilidade para o uso de verbas e é um processo indutor para o desenvolvimento das universidades e da inovação no Brasil”, destaca o reitor da USP.

A programação traz um panorama de atualização das atividades da EMBRAPII, dos novos programas e parcerias, além de apresentação do desempenho de projetos. São mais de RS 2 bilhões em investimentos em projetos e mais de 1.500 projetos apoiados.

No evento, será debatido o programa de Cooperação Internacional, o contrato com o BNDES para a retomada econômica pós-Covid, o processo de habilitação de Unidades e áreas dos projetos, bem como o Basic Funding Alliance (BFA) e Centros de Competência, além da prestação de contas do curso EAD e boas-práticas. O SEBRAE participa com o painel Lab2MKT. No encerramento, os participantes visitarão as Unidades EMBRAPII CICS Poli/USP e IPT.

Sobre a EMBRAPII

A EMBRAPII é uma Organização Social com Contrato de Gestão com os Ministérios de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Educação (MEC), Economia e Saúde. A instituição garante com recursos não reembolsáveis parte do valor total do projeto da empresa que deseja inovar. Para viabilizar o desenvolvimento, coloca à disposição 76 Unidades EMBRAPII (distribuídas pelo país), centros de pesquisa de ponta credenciados na rede de inovação. Mais de mil empresas já receberam esse apoio, totalizando o desenvolvimento de mais de 1.500 projetos com mais de R$ 2 bilhões em investimentos.

Pular para a barra de ferramentas
arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube