Projeto EMBRAPII viabiliza inspeção durante o processo de fabricação de carros detectando possíveis falhas com mais precisão

Para aumentar a produtividade e ser mais competitiva, a indústria automotiva tem investido em automação dos processos de montagem. Uma das soluções apresentadas é o Robô Snake, tecnologia que vai otimizar o sistema de inspeção de solda tornando-a mais eficaz, precisa e econômica à empresa. O robô será uma das atrações no estande da EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) no 8º Congresso de Inovação da Indústria (http://www.congressodeinovacao.com.br/), que acontecerá nos dias 10 e 11 de junho, em São Paulo.

O robô, desenvolvido pela Unidade EMBRAPII ISI Laser e a montadora General Motors, vem para atender a uma demanda global: a identificação de falhas na solda durante a fabricação de componentes. Ainda hoje, na maioria das fábricas pelo mundo, a vistoria das peças dos carros é feita manualmente.

“Desenvolvimento tecnológico em manufatura 4.0 são essenciais para aumentar a competitividade e produtividade da indústria nacional. Projetos de inovação das empresas em parcerias com Unidades EMBRAPII são caminhos para o sucesso do setor produtivo. As Unidades estão preparadas para construir soluções inovadoras às demandas empresarias e a EMBRAPII para financiar os projetos”, destaca o diretor de Planejamento e Gestão da EMBRAPII, José Luís Gordon.


Entenda a tecnologia
Semelhante a uma cobra ao se movimentar, o Snake é um robô manipulador bastante flexível, característica que lhe permite alcançar locais de difícil acesso e com obstáculos físicos no caminho. A mobilidade ocorre pela dinâmica de seus eixos modulares. Na primeira fase, o robô foi projetado, dimensionado e construído com três eixos e comprimento de 70 cm. Na segunda fase, finalizada em maio, o manipulador foi alterado para uma configuração de seis eixos e alcance de 270 cm. O robô foi idealizado com uma concepção de modularidade, podendo possuir mais ou menos eixos a depender da funcionalidade requerida.  A versatilidade do robô Snake permite que ele seja utilizado em outras frentes de trabalho, tais como aplicação de selantes internos, inspeções dimensionais e de montagem em ambientes de difícil acesso.

Sobre a EMBRAPII
Organização vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, atua por meio da cooperação com instituições de pesquisa científica e tecnológica, públicas ou privadas, tendo como foco as demandas empresariais e como alvo o compartilhamento de risco na fase pré-competitiva da inovação. Atualmente há 42 unidades credenciadas pelo País.

O modelo operacional da EMBRAPII permite rapidez, flexibilidade e risco reduzido no apoio a projetos de PD&I de empresas. A organização financia 1/3 dos projetos da indústria brasileira com recursos não-reembolsáveis, o restante é divido entre empresa e Unidade EMBRAPII. Ao compartilhar riscos de projetos com as entidades (por meio da divisão dos custos do projeto), estimula-se o setor industrial a inovar mais e com maior intensidade tecnológica para, assim, potencializar a força competitiva das empresas no mercado interno e internacional.

Pular para a barra de ferramentas
arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube