Modelo de fomento da organização social já está beneficiando empresas de diferentes segmentos abrindo possibilidade de novas parcerias

Com o objetivo de ajudar startups a colocar seu produto no mercado após o desenvolvimento tecnológico, a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) oferece o modelo LAB2MKT, um apoio adicional que contempla uma fase importante para a viabilidade da inovação, também conhecida como Ciclo 2. A empresa Biotecam é um exemplo de empresa beneficiada com a iniciativa no desenvolvimento de projetos junto à Unidade EMBRAPII do Polo de Inovação IFFluminense.

O Polo de Inovação IFFluminense é uma das Unidades habilitadas para executar projetos no Ciclo 2. Nesta etapa o objetivo é aumentar o nível de maturidade do projeto executado no Ciclo 1 (desenvolvimento tecnológico) e levar o produto resultante ao mercado. O novo projeto com a empresa Biotecam foi assinado recentemente e conta com o título: “Dispositivo de oxigenação de corpos hídricos com sistema de Instrumentação e automação, com métricas para indicadores e tomadas de decisão aplicados em ambiente real”.

Este ciclo prevê a destinação de recursos da EMBRAPII para apoiar projetos de startups com nível de maturidade tecnológica (TRL) nível 9, fase considerada comercial. Para isso, a EMBRAPII arca com 50% do valor do projeto e a startup ficará responsável por 35% do investimento.

O modelo diminui os custos e os riscos tecnológico e mercadológico, potencializando as chances das startups provarem que seu modelo de negócio é viável economicamente. Há também a possibilidade de grupos de empresas executarem um projeto de inovação de interesse comum, reduzindo em até 70% os custos do projeto. A EMBRAPII também acompanha todas as etapas do projeto do PD&I, garantindo flexibilidade e agilidade a todo processo.

Sobre a EMBRAPII

A agência de fomento é uma organização social que tem contrato de gestão com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações; Ministério de Educação e Ministério da Saúde. Em seis anos de operação, a organização já apoiou o desenvolvimento de 1.300 projetos de mais de 900 empresas brasileiras, que totalizam R$ 1,7 bi de investimentos em inovação.

Pular para a barra de ferramentas
arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube