Cooperação técnica vai ampliar o número de projetos de PD&I desenvolvidos na área
A Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) e a Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos) firmaram uma parceria para incentivar a inovação no desenvolvimento de máquinas e equipamentos industriais no Brasil. Desde sua fundação, em 2013, a Embrapii já viabilizou R$ 795,6 milhões em investimentos em 638 projetos de PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) nessa área, alcançando 461 empresas.
O termo de cooperação técnica tem o objetivo de promover o acesso das empresas associadas à Abimaq à rede de Unidades Embrapii, composta por 96 centros de pesquisa de excelência localizados em todo o país e credenciados para o recebimento dos recursos e execução dos projetos de pesquisa. Para isso, serão realizados workshops, visitas técnicas, reuniões e ações de comunicação em geral.
Das 1.702 empresas que contrataram projetos junto a Embrapii, 49 são associadas à Abimaq, revelando um grande potencial para ampliação das parcerias. A intenção é que esse número cresça a partir das ações a serem desenvolvidas para apresentação do modelo Embrapii de apoio à inovação, que prevê investimento de, no mínimo, um terço do valor dos projetos em recursos não reembolsáveis, realizado de forma desburocratizada, ágil e flexível.
“Uma das principais portas de entrada da inovação é através da aquisição de máquinas e equipamentos. A Embrapii está preparada, com sua rede que contempla o maior capital intelectual do país e recursos ofertados de maneira ágil, para apoiar as empresas a modernizarem de forma acelerada seu parque industrial também pela via do desenvolvimento da pesquisa e de novas tecnologias produtivas”, disse o presidente da Embrapii, Chico Saboya.
Embrapii e Abimaq
A Embrapii e a Abimaq possuem atuação conjunta em diversas ações desde 2017. Entre as empresas que possuem representantes no Conselho ou Diretoria da associação e já receberam apoio da Embrapii na realização de projetos de pesquisa estão: Weg, Siemens, Birmind, AGCO, John Deere, Whirlpool, Saur Equipamentos, entre outras.
Em 2020 foi realizada uma mobilização conjunta para projetos com a associação, que viabilizou contato com 22 empresas associadas.
Entre os contratos já firmados está a rede de recarga ultrarrápida para veículos elétricos, criada pela WEG em parceria com a Unidade Embrapii Certi (Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras). Outro exemplo é o sistema robotizado para revolvimento de café por meio de sistemas inteligentes, desenvolvido pela empresa Rodomoto e a Unidade Embrapii IF Minas (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia) Sul de Minas.