Home / Comunicação / Notícias
Publicado em 20 outubro, 2025
Os Centros de Competência Embrapii vêm consolidando o Brasil no mapa global da inovação tecnológica. Com investimentos estratégicos em áreas emergentes, como tecnologias quânticas e redes 6G, essas iniciativas já figuram entre os principais esforços mundiais de pesquisa aplicada e desenvolvimento industrial.
O reconhecimento internacional surgiu, inicialmente, através da Qureca, organização britânica de referência no setor quântico, que destacou o investimento da Embrapii no QuIIN (Centro de Competência Embrapii em Tecnologias Quânticas), instalado no SENAI CIMATEC, na Bahia. O marco posicionou o Brasil entre os países com investimentos relacionados a pesquisa, desenvolvimento e ao avanço das tecnologias quânticas para a indústria.
Mais recentemente, o impacto dos Centros volta a ser evidenciado em outro campo estratégico: o das redes 5G e 6G. O mais recente relatório da Digital Regulation Platform, referência internacional em políticas e regulação digital, cita o xGMobile (Centro de Competência Embrapii em Redes 5G e 6G), criado pela Embrapii no Inatel, como um dos principais esforços globais rumo ao padrão IMT-2030 (a base tecnológica que definirá o futuro da conectividade).
“In addition to its educational programs, the National Institute of Telecommunications (INATEL) recently launched a 5G and 6G Competence Center supported by the Brazilian Company for Industrial Research and Innovation (EMBRAPII)… listed among the relevant international initiatives contributing to 6G standards.”
“Além de seus programas educacionais, o Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL) lançou recentemente um Centro de Competência 5G e 6G apoiado pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII)… listado entre as iniciativas internacionais relevantes que contribuem para os padrões 6G.”
— Digital Regulation Platform, 2025
O reconhecimento internacional reforça a estratégia da Embrapii de posicionar o Brasil como protagonista na construção de tecnologias de fronteira, articulando governo, academia e indústria.
Mais do que centros de pesquisa, os Centros de Competência Embrapii funcionam como ecossistemas abertos de inovação, conectando empresas e instituições científicas para acelerar o desenvolvimento de soluções disruptivas e fortalecer a soberania tecnológica nacional.
Esses resultados demonstram que o Brasil está não apenas acompanhando as transformações globais, mas contribuindo ativamente para moldar o futuro da indústria e da ciência em escala mundial.
Luan Saldanha
Coordenador da Rede dos Centros de Competência Embrapii
Brasil e Suécia abrem chamada para projetos de inovação em mineração sustentável, bioeconomia ou cidades sustentáveis
Oportunidade faz parte da rede Eureka. As empresas interessadas devem procurar uma Unidade Embrapii e se inscrever até 6 de...
Continuar lendoEstudo da Embrapii aponta que nanotubos de carbono reforçam borracha e aumentam durabilidade de esteiras de mineração
Como transformar um desafio produtivo em um processo escalável
Embrapii assina acordo de cooperação com a Finep para potencializar inovação no país
Embrapii e Abimaq realizam encontro de líderes de inovação em Manaus