Com a iniciativa, os veículos terão mais informações sobre movimentação e localização de pedestres, da via e de objetos
A Embrapii está desenvolvendo, em parceria com a Unidade Embrapii CIn-UFPE (Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco), a empresa Eyeflow e a Volkswagen Caminhões e Ônibus, um projeto para viabilizar o funcionamento de veículos autônomos em diversos contextos, como em cidades.
Liderado pelo VOXAR Labs e com coordenação da pesquisadora Veronica Teichrieb, do CIn-UFPE, o VoxarWild Perception é uma solução inteligente de sensorização em ambientes urbanos não controlados. Na prática, a iniciativa tem por objetivo deixar os veículos autônomos, o que será possível, futuramente, que ele dê as informações de destino e leve o motorista até o local desejado, sem que seja preciso dirigir para isso.
Para tanto, o projeto utiliza o conceito de V2X – Vehicle to Everything –, uma proposta de conectar os carros com tudo que existe ao nosso redor. Dessa maneira, será possível transformar o trânsito, deixando-o mais eficiente e seguro. Os dados serão transmitidos em rede, permitindo que o sensoriamento seja reutilizado, completado e validado por outros veículos
Este tipo de tecnologia estuda variados comportamentos de pedestres e transeuntes, coleta dados de técnicas para recuperação de malha tridimensional de veículos e sinalização e outros possíveis obstáculos na via, o que auxiliará no processo de autonomia do veículo.
A iniciativa tem investimento de R$ 999,5 mil e um projeto excepcional do Rota 2030, no qual a Embrapii arca com 100% do valor do projeto em recursos não reembolsáveis.
O Laboratório VOXAR Labs – integrante da UE CIn-UFPE – é especializado em tecnologias imersivas (Realidades Virtual e Aumentada), Modelagem e Simulação 3D, Visão Computacional e Interface Humano-Computador.
O CIn-UFPE é uma das 96 instituições credenciadas da Embrapii e possui como objetivo o desenvolvimento de projetos de PD&I na área de Tecnologias e Sistemas Veiculares.