O CIn-UFPE desenvolve, como Unidade EMBRAPII, projetos na área de Tecnologias e Sistemas Veiculares. Seus focos são em Sistemas Automotivos, Software para Sistemas Veiculares, e Automação, Modelagem e Segurança Veicular.

O objetivo do Centro é se tornar referência nacional no setor veicular, atuando com soluções de hardware e software em projetos de PD&I em toda a sua cadeia de valor.

Desde 2000, o CIn-UFPE trabalha em parceria com empresas. Já foram captados mais de R$ 450 milhões em projetos, com mais de 50 empresas, em diversos segmentos. A UE CIn-UFPE atende o segmento veicular, mas também setores transversais que tenham o “veículo” como foco de inovação, como os setores de transporte, maquinário, construção civil, agricultura, defesa e aeroespacial, ambiental, energia, comércio varejista, utilidade pública, seguros, mídia e entretenimento, software e serviços, dentre tantos outros. 

No Plano de ação, está previsto o desenvolvimento de projetos na área de Mobilidade e Logística, no âmbito do Projeto Rota 2030, nas seguintes áreas:


– Automação, execução e teste de funções veiculares

– Comunicação intraveicular e inter veicular

– Desenvolvimento de funções autônomas veiculares

– Otimização em dinâmica e estruturas veiculares

– Segurança veicular (safety and security)

– Sensoriamento industrial

– Sistemas de comunicação veicular

– Sistemas embarcados

– Sistemas inteligentes para engenharia powertrain

– Tecnologias de ADAS e IHM para veículos autônomos

– Tecnologias de instrumentação e automação de máquinas e equipamentos agrícolas

– Tecnologias para melhoria de mobilidade urbana

Para a execução dos projetos, o CIn-UFPE conta com diversos laboratórios, com competências complementares, dentro de sua área de atuação como Unidade EMBRAPII:

– Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Engenharia de Software – INES

– Laboratório 4G, incluindo 2 Gaiolas de Faraday

– Laboratório de Inovação para Cidades Inteligentes – LIVE

– Laboratório de Inteligência Artificial

– Laboratório de User eXperience e eXtended Realities – UX2R

– Laboratório Multiusuário de Inovação Tecnológica em Comunicações de Próxima Geração e Eficiência Energética – LICGEE

– Laboratório para Conexões Empreendedoras – Pitch

– Laboratório para Prototipação & Inovação Tecnológica – SandPit

– Laboratório VOXAR labs, especializado em Computação Espacial, englobando Visão Computacional, Extended Realities (Realidade Virtual, Realidade Aumentada) e Modelagem e Simulação 3D

Histórico

O Centro de Informática da UFPE, com seus mais de 45 anos, é um dos mais renomados centros de ensino e pesquisa em computação do Brasil e da América Latina. Por incentivar o empreendedorismo, é o lugar de origem de diversas empresas de sucesso, que começaram como startups no Centro. A partir de parcerias privadas, também se destaca como importante parceiro para empresas que buscam inovar em seus produtos e serviços. O CIn-UFPE caracteriza-se pelo pioneirismo e pela inovação e a essência que deu origem ao Centro permanece até hoje: ousadia, criatividade e orientação ao futuro.

Sobre a Unidade CIn/UFPE

Site: https://portal.cin.ufpe.br/cooperacao-e-inovacao/unidade-embrapii/

Contato: Sarah Mesel

E-mail: embrapii@cin.ufpe.br

Telefone: 81 98221-9803

Endereço: Av. Jornalista Aníbal Fernandes, s/n – Cidade Universitária

CEP: 50740-560

Cidade: Recife

Estado: PE

Áreas de atuação

Apoio

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações

arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube