Processo seletivo está em curso: 72 centros de pesquisas se candidataram.
Após credenciamento, elas contam com recursos não-reembolsáveis para desenvolver pesquisas em inovação.
Interessadas em se tornar unidades credenciadas da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII), 72 entidades ligadas à pesquisa e inovação participam da Chamada 2/2015, que prevê a seleção de cinco novas instituições no time da organização.
Com o credenciamento, elas poderão buscar parceiros no setor empresarial para atender as demandas desses para o desenvolvimento de projetos. A conclusão do processo seletivo está prevista para março do ano que vem.
“A EMBRAPII subsidia projetos de inovação industrial, mas para isso precisa ter os melhores profissionais capacitados a desenvolvê-los. Inclusive, este é um dos nossos diferenciais. Atuamos a partir da identificação das competências comprovadas das ICTs”, avalia o diretor-presidente da EMBRAPII, Jorge Guimarães
Os centros de pesquisa tecnológica entregaram Plano de Ação à organização e uma banca de consultores selecionados pela EMBRAPII vai avaliar as propostas. Entre os pré-requisitos, a comprovação de contratação de R$ 7 milhões de recursos em projetos com empresas, no período 2012-2014. Nesta chamada, não havia determinação de nenhuma área específica.
O sucesso da chamada deve-se em parte à divulgação junto a entidades ligadas à pesquisa e inovação para apresentar as Chamadas Públicas. Ocorreram encontros na Bahia, Pernambuco, Ceará, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Além de divulgar as Chamadas Públicas, os encontros também serviram para tirar dúvidas dos potenciais interessados em como se inscrever na seleção e os principais critérios para participação.
A EMBRAPII – Criada no final de 2013 com o objetivo fortalecer a interação entre o setor produtivo e centros de conhecimento e diminuir o risco das empresas dispostas a investir em inovação, a Embrapii financia um terço do valor dos programas de P&D realizados por parceiros