Home / Comunicação / Notícias
Publicado em 2 setembro, 2022
Aliança com Anprotec incentiva o intercâmbio de conhecimento e o desenvolvimento de projetos de inovação disruptivos

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) e a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (ANPROTEC) assinaram, no dia 1º de setembro, acordo para aproximar a agenda das instituições, com foco em fomento a startups e empresas de pequeno porte de todo o país. A parceria foi oficializada durante a Green Rio, evento que debate sustentabilidade na indústria, na cidade do Rio de Janeiro.
A parceria se propõe a criar um ambiente mútuo de estímulo à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). A EMBRAPII conta com uma rede 76 Unidades EMBRAPII – centros de pesquisa com infraestrutura e pesquisadores para atender à demanda da indústria nacional. Já a Anprotec é referência no movimento de inovação e empreendedorismo, que reúne cerca de 350 associados, entre incubadoras e aceleradoras de empresas (instituições que auxiliam micro e pequenas empresas nascentes e startups), parques tecnológicos, instituições de ensino e pesquisa, órgãos públicos e outras entidades ligadas a empreendedorismo e inovação.
“A EMBRAPII quer se tornar referência no apoio a startups deeptech brasileiras. E, nesse ponto, a aliança é estratégica e de extrema relevância, pois vai aumentar a capilaridade da EMBRAPII e potencializar a interação entre o ecossistema de Unidades EMBRAPII, incubadoras, aceleradoras, parques tecnológicos e outros ambientes de inovação”, destaca o diretor-presidente da EMBRAPII, José Luis Gordon.
“Essa parceria é estratégica para o desenvolvimento de projetos de PD&I, por viabilizar a realização de ações conjuntas que contribuam para a aproximação das Unidades EMBRAPII com a rede nacional de ambientes promotores da inovação vinculada à ANPROTEC”, Francisco Saboya, presidente da Anprotec.
Além do suporte tecnológico da sua rede de Unidades, a EMBRAPII também financia, com recursos não reembolsáveis, projetos de inovação de empresas nacionais. Para pequenos empreendedores e startups, há um programa específico, o Lab2MKT, que garante acompanhar todo o ciclo de desenvolvimento do produto ou serviço, até sua chegada ao mercado. Mais de 1700 projetos já receberam o apoio da EMBRAPII, totalizando mais de R$ 2,4 bilhões em investimentos.
Sobre a EMBRAPII
A EMBRAPII é uma Organização Social com Contrato de Gestão com os Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Educação (MEC), Saúde (MS) e Economia (ME).
Sobre a Anprotec
Criada em 1987, a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) reúne cerca de 350 associados, entre incubadoras de empresas, parques tecnológicos, aceleradoras, coworkings, instituições de ensino e pesquisa, órgãos públicos e outras entidades ligadas ao empreendedorismo e à inovação. Líder do movimento de fomento ao empreendedorismo e inovação no Brasil, a Associação atua por meio da promoção de atividades de capacitação e assessoria, articulação de políticas públicas e geração e disseminação de conhecimentos.
5 desafios reais que a Embrapii supera no setor da Defesa
Desenvolver soluções tecnológicas para o setor da Defesa é uma das tarefas mais complexas da indústria brasileira. Não se trata...
Continuar lendoEmpresas podem depositar nos PPIs da Embrapii até 31 de janeiro
Embrapii inicia 2026 com eventos estratégicos para indústria
Embrapii e Conexsus anunciam parceria para fortalecer a inovação na Amazônia
Embrapii abre seleção para capacitar grupos de pesquisa da Região Norte em excelência operacional e inovação