A proposta é debater oportunidade de negócios em projetos de inovação

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) vai reunir importantes centros de pesquisa do país, credenciados na rede de Unidades EMBRAPII, e gestores da empresa Iochpe-Maxion, um dos principais produtores de componentes estruturais automotivos nas Américas, entre os dias 17 e 24 de junho. O encontro, conhecido como EMBRAPII Day, tem como objetivo favorecer a geração de negócios e identificar possíveis projetos de PD&I para o desenvolvimento de novos produtos e processos industriais. Devido à pandemia de Covid-19, o workshop ocorre de forma virtual.

Cada unidade de negócios da empresa vai expor seus desafios tecnológicos e as Unidades EMBRAPII apresentarão potenciais soluções, de acordo com as especialidades de cada uma delas. Caso haja compatibilidade, será desenvolvido um projeto de pesquisa, com investimentos compartilhados. A EMBRAPII financia até um terço do valor do projeto com recursos não reembolsáveis, o restante é dividido entre a empresa e a Unidade EMBRAPII.

“A inovação traz vantagem competitiva, propicia geração de novas receitas e contribui para o desenvolvimento sustentável da companhia. A possibilidade de ter um parceiro como a EMBRAPII é relevante para a estratégia da empresa e esse evento nos propicia um alinhamento ainda maior de nossos objetivos”, afirma Marco Tulio Ricci, gerente de Inovação da Maxion Structural Components. A empresa já firmou três projetos com Unidades EMBRAPII. “O processo da EMBRAPII é simples, sem burocracias e oferece autonomia para trabalharmos com o ICT na condução do projeto”, complementa.

Os desafios a serem apresentados estão relacionados principalmente à aplicação de materiais alternativos e utilização de tecnologias habilitadoras da Industria 4.0, como comunicação entre objetos, reconhecimento de imagem através de I.A. (inteligência artificial) e computação cognitiva. “O modelo de financiamento proposto pela EMBRAPII é extremamente vantajoso, não só pelo aspecto financeiro, mas porque contribui muito para a geração de um ambiente de colaboração entre as partes, o que, para mim, é fundamental em projetos inovadores de alto teor tecnológico”, afirma Carlos Eduardo, diretor global de engenharia avançada da Maxion Wheels .

Sobre a EMBRAPII

A EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) é uma organização social que tem contrato de gestão com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e o Ministério de Educação. Em seis anos de operação, já apoiou mais de 900projetos, desenvolvidos em parceria com empresas nacionais de diferentes portes e Unidades EMBRAPII em todas as regiões do país. Tais projetos somam investimentos de R$ 1,4 bilhão e 317 pedidos de Propriedade Intelectual.

A organização é coordenadora do Programa Prioritário “P&D para Mobilidade e Logística”, no âmbito da política para o setor automotivo, Rota 2030. Estruturado para apoiar a cadeia de fornecedores do setor, o programa fortalece as atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) das empresas com os recursos técnicos e financeiros.

Sobre a Iochpe-Maxion  

A Iochpe-Maxion é uma companhia global, líder mundial na produção de rodas automotivas e um dos principais produtores de componentes estruturais automotivos nas Américas. Com 32 unidades fabris, localizadas em 14 países e cerca de 16 mil funcionários, atende a clientes ao redor do mundo nos prazos e padrões de qualidade e competitividade exigidos por eles. A empresa atua por meio de duas divisões: Maxion Wheels e Maxion Structural Components. Na Maxion Wheels, produz e comercializa uma ampla gama de rodas de aço para veículos leves, comerciais e máquinas agrícolas e rodas de alumínio para veículos leves. Na Maxion Structural Components, produz longarinas, travessas e chassis montados para veículos comerciais e conjuntos estruturais para veículos leves. Adicionalmente, por meio da AmstedMaxion, produz rodas e fundidos ferroviários, fundidos industriais e vagões de carga.

Pular para a barra de ferramentas
arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube