Na Semana da Indústria, EMBRAPII reforça a importância de inovar para aumentar a competitividade do setor empresarial brasileiro

Neste sábado (29), será celebrado o Dia Mundial da Energia, data criada com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do uso de energias renováveis, e a inovação é justamente uma das formas de transformar a indústria energética para que ela seja mais sustentável. Pensando nisso, a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) investe com recursos não reembolsáveis e coloca à disposição das empresas do setor que desejam inovar pesquisadores e centros de pesquisa altamente qualificados de sua rede de inovação.

Ao todo, foram 73 projetos nesta área beneficiando 74 empresas, desde startups até as grandes montadoras multinacionais, alavancando um total de R$ 97,4 milhões em investimentos no setor. Os projetos desenvolvidos na área de energias renováveis abrangem temas como integração de recursos energéticos renováveis em redes elétricas, conversão de energia, eficiência energética, novas matrizes energéticas, armazenamento de energia, dentre outros.

Conheça alguns projetos da EMBRAPII no setor energético:

Energia eólica
A energia eólica vem assumindo papel cada vez mais importante na matriz elétrica brasileira e mundial. Apesar disso, ainda é uma tecnologia cara que depende de equipamentos importados para entregar informações precisas sobre as variáveis eólicas e meteorológicas como a velocidade e a direção do vento, intensidade de turbulência, temperatura, umidade relativa do ar e pressão atmosférica. Para atender a esta demanda, pesquisadores da Unidade EMBRAPII – Polo de Inovação do IFCE desenvolveram, juntamente com a empresa DPM Serviços de Automação, anemômetros ultrassônicos, equipamento especializado para sistemas eólicos e meteorológicos que buscam reduzir custos e facilitar a instalação de estações meteorológicas e de campanhas de medição necessárias à prospecção de áreas para geração eólica, assim como para o monitoramento contínuo dos parques eólicos já existentes.

Economia de energia
O projeto LiteCampus é uma plataforma de gerenciamento de consumo energético que promove a sustentabilidade dos câmpus universitários. A tecnologia identifica padrões de consumo e permite detectar os principais locais e horários de maior consumo de energia, tudo em tempo real, para que medidas de controle possam ser adotadas de maneira assertiva e estratégica. A inovação também permite alertas personalizados para economizar energia e indicar potenciais consumos atípicos e atuação automatizada em cargas (como aparelhos de ar condicionado). O projeto da empresa Smartiks contou com a atuação dos pesquisadores da Unidade EMBRAPI-CEEI (Centro de Engenharia Elétrica e Informática da Universidade Federal de Campina Grande).

Hidrelétrica
A EMBRAPII também apoiou o desenvolvimento de um sistema inteligente de monitoramento de barragens que automatiza o gerenciamento da operação e manutenção, o que torna o processo mais confiável, facilitando a tomada de decisões. O projeto é uma parceria da empresa Dona Francisca Energética com a Unidade EMBRAPII- Instituto SENAI de Inovação (ISI) em Sistemas Embarcados. O sistema, totalmente digital, está instalado na barragem da usina Hidrelétrica de Dona Francisca, no Rio Grande do Sul, e monitora 24 horas por dia as condições de segurança da área alagada da usina. Para que isso fosse possível, sensores foram instalados na barragem e imagens feitas por drones mostram em tempo real como a estrutura se comporta de acordo com mudanças em fatores hidrológicos e climáticos.

Veja também o que a EMBRAPII já fez e está fazendo pelas indústrias de Saúde, Agro, Automotiva e Mineração.

arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube