O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é um dos parceiros da EMBRAPII para fomentar projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) no país.

Em agosto de 2020, as instituições firmaram parceria para alavancar ainda mais o desenvolvimento de projetos de inovação. O BNDES destinou R$ 20 milhões não reembolsáveis para apoiar as fases finais das tecnologias, como lote piloto e certificações.

A proposta é fomentar a entrada no mercado de soluções nacionais que atendam as necessidades do sistema de saúde do país, incluindo tecnologias de combate à pandemia da Covid-19.

A parceria da EMBRAPII com o BNDES oferece a possibilidade do desenvolvimento de inovações voltadas para saúde nas mais versas áreas, como:

  • Testes e diagnósticos clínicos sensíveis, específicos, rápidos e de custo competitivo;
  • Ventiladores pulmonares e componentes dos equipamentos;
  • Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Coletiva (EPCs) para profissionais de saúde;
  • Instrumentos e equipamentos de proteção e de isolamento para pacientes;
  • Soluções voltadas para o combate, tratamento e diagnóstico do novo coronavírus (Covid-19);
  • Testes clínicos de medicamentos e/ou vacinas;
  • Novas tecnologias associadas à indústria 4.0, tais como inteligência artificial, softwares, sensores, visando contribuir para a retomada da atividade econômica mais segura e sustentável.

A empresa interessada em desenvolver projetos com o apoio da EMBRAPII e do BNDES deve procurar uma Unidade EMBRAPII que possua a competência tecnológica necessária e apresentar o desafio a ser superado.

As Unidades têm autonomia para identificar oportunidades de parceria e para realizar a contratação de projetos. Além disso, o fluxo de recursos é contínuo, não há necessidade de esperar um edital

Como o financiamento funciona?   

A EMBRAPII e o BNDES apoiam em até 50% do valor do projeto com recursos não reembolsáveis.

O restante é dividido por aportes não financeiros das Unidades EMBRAPII e contrapartidas das empresas envolvidas.

Tradicionalmente, a EMBRAPII divide os riscos do desenvolvimento tecnológico da inovação (TRL 3 a 6).

Com apoio do BNDES, as empresas podem contar com participação financeira nas fases finais da inovação (TRL 7 a 9), quando o protótipo se torna um produto para chegar ao mercado.

Os recursos não reembolsáveis podem ser usados para  homologações ou certificações, provas de conceito, lotes piloto, registro de propriedade industrial, além de serviços de assessoria qualificada em inovação, design, modelagem de negócios, entre outros, desde que relativos ao projeto de P&D originalmente desenvolvido em parceria.

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail contato@embrapii.org.br

Inovação para Saúde - Acordo BNDES e EMBRAPII para a saúde

Lançamento da parceria EMBRAPII e BNDES

https://www.youtube.com/watch?v=wCT9iofhJDU?enablejsapi=1&origin=&controls=0&showinfo=0&loop=0&vq=hd1080&autoplay=0>">
https://www.youtube.com/watch?v=wCT9iofhJDU/mqdefault.jpg" />
https://www.youtube.com/watch?v=wCT9iofhJDU?enablejsapi=1&origin=&controls=0&showinfo=0&loop=0&vq=hd1080&autoplay=0>">Assistir

Webinar ANPEI + BNDES + EMBRAPII: Parceria para soluções contra COVID-19

Voltar
Pular para a barra de ferramentas
arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube