Nova tecnologia desenvolvida por pesquisadores da Unidade EMBRAPII IFCE – Instituto Federal do Ceará – em parceria com a empresa Integrare Health Tecnology, o Argus, monitor de sinais vitais automático vestível, é um dispositivo acoplado em uma roupa, do tipo “top”, capaz de verificar informações como: frequência cardíaca e respiratória, pressão arterial e temperatura do corpo. Com os dados captados, os profissionais de saúde terão maior controle, em tempo real, sobre o estado de cada paciente.
A inovação vai contribuir com o trabalho do técnico que precisa ir, de leito em leito, para fazer a coleta dos sinais vitais dos internados. Com a tecnologia, este trabalho operacional será mais rápido, seguro e eficiente, pois os dados serão enviados automaticamente ao sistema da central médica, via wi-fi ou bluetooth, ou para o aplicativo de qualquer smartphone integrado. Em caso de variações bruscas nos sinais coletados, o aparelho emitirá alertas à equipe médica para que as medidas necessárias sejam tomadas rapidamente.
Outro diferencial é que, como a tecnologia é nacional, terá custo mais baixo em comparação aos equipamentos semelhantes oriundos do exterior, o que viabilizará a utilização tanto em leitos fora da UTI, quanto em casas, no sistema home-care. A aparelho tem autonomia de quatro dias de funcionamento no corpo do paciente.