Novo laboratório traz bancadas para treinamento tecnológico de engenharia elétrica. Equipamento fazem parte de projeto desenvolvido com apoio da Embrapii tem finalidade didática e servirá a novos projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão Investimento de projeto ConVerTe possibilitou novos recursos e parceria com empresa chinesa; Instituto planeja a criação de cursos de mestrado e doutorado em engenharia elétrica
A rede de desenvolvimento tecnológico da Embrapii conta agora com o primeiro laboratório do Brasil com tecnologia Beifang – a maior empresa de treinamento de automobilismo da China – para treinamento em Mobilidade Elétrica. Ele foi instalado no Campus Florianópolis da Unidade Embrapii IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina).
As bancadas foram desenvolvidas pela BYD Brasil e Toyota e estão sendo utilizadas também para trabalhos de conclusão de curso de graduação em engenharia elétrica. O local servirá para novos projetos de ensino, pesquisa e extensão
A iniciativa foi viabilizada pelo projeto ConVerTe, que tem como principal objetivo converter quatro motores de veículos a gasolina para elétricos, e contou com apoio da Embrapii, ANEEL, Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), Polo de Inovação Embrapii e Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina (Feesc).
Para 2024, o laboratório será utilizado para um curso de especialização em mobilidade elétrica com parceria do Instituto Politécnico de Setúbal, de Portugal. A cooperação vai proporcionar dupla diplomação aos estudantes do curso. Além disso, já estão sendo estudados mais cursos de mestrado e o primeiro programa de doutorado do IFSC, em 2026.
A Unidade Embrapii vinculada ao Polo de Inovação possui Sistemas Inteligentes de Energia como área de competência. Seus projetos de PD&I partem de demandas empresariais e tem como diferencial o compartilhamento de risco na fase pré-competitiva da inovação.Se você representa uma empresa que quer contar com a Embrapii, entre em contato com uma de nossas Unidades que abrange a sua área de interesse clicando aqui.