MOVE é uma Unidade Embrapii que atua na área de Máquinas e Equipamentos para Mobilidade, com foco em:
1. Veículos e equipamentos para movimentação de cargas e pessoas.
2. Dispositivos e equipamentos para conversão de energia e propulsão.
3. Processos de fabricação, sistemas de manufatura e materiais.
A equipe da MOVE tem vasta experiência na indústria, com diversos projetos de PD&I realizados em parceria com empresas como Renault, BMW, BioTech, Embraco, Embraer, Petrobras, VALE, WEG, entre outras. Como resultado desta experiência, a equipe possui 98 cartas de patentes depositadas em diferentes países, sendo 54 delas concedidas até o momento, a grande maioria desenvolvida em conjunto com a indústria. Ainda, possui 44 Programas de Computador registrados no INPI.
Os projetos desenvolvidos pela MOVE envolvem expertise em projeto dinâmico e estrutural, automação eletromecânica veicular, hardware e software para aquisição de dados e controle preditivo com inteligência artificial, engenharia térmica e de fluidos no desenvolvimento de componentes e dispositivos para sistemas de propulsão veiculares, sistemas hidráulicos e pneumáticos, materiais e processos de manufatura.
A estrutura da MOVE é composta pelos laboratórios a seguir:
- LAR – Laboratório de Robótica Aplicada Raul Guenther;
- LABCET – Laboratório de Combustão e Engenharia de Sistemas Térmicos;
- LABMAT – Laboratório de Materiais;
- LABMETRO – Laboratório de Metrologia e Automatização;
- LABSOLDA – Instituto de Soldagem Mecatrônica;
- LABTUCAL/LEPTEN – Laboratório de Tubos de Calor/ Laboratório de Engenharia de Processos de Conversão e Tecnologia de Energia;
- LCM – Laboratório de Caracterização Microestrutural;
- LMP – Laboratório de Mecânica de Precisão;
- LASHIP – Laboratório de Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos;
- NEDIP – Núcleo de Desenvolvimento Integrado de Produto;
- LISHA – Laboratório de Integração de Software e Hardware;
- LAPIX – Laboratório de Processamento de Imagens e Computação Gráfica;
- GQS – Grupo de Qualidade de Software.
A MOVE está inserida no Centro Tecnológico (CTC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), renomada Entidade de Ensino Superior criada há 60 anos. Em números, hoje a UFSC conta com mais de 620 grupos de estudos que desenvolvem atualmente em torno de 2,7 mil projetos, muitos deles com parceiros industriais.
Outro ponto de destaque é a Propriedade Intelectual produzida dentro do CTC, que é responsável por 37% do total, mesmo não sendo o maior centro da Universidade.
Por fim, a MOVE está dentro de um ecossistema de inovação reconhecido mundialmente, que é a cidade de Florianópolis, hoje entre as cinco cidades que mais concentram startups do Brasil.