Home / Comunicação / Notícias
Publicado em 15 setembro, 2025
Startups são, por natureza, movidas pela inovação. No entanto, segundo dados do Sebrae, cerca de 60% das startups brasileiras não sobrevivem além do quinto ano de operação. As causas mais comuns? Falta de apoio técnico especializado, recursos limitados para validação de soluções tecnológicas e dificuldade em escalar com segurança e qualidade.
Para startups que desenvolvem soluções inovadoras de base tecnológica, como healthtechs, agritechs, climatetechs e outras, essa barreira é ainda maior. Ter uma boa ideia não basta. É preciso garantir que ela seja desenvolvida, validada e após isso, ser aplicável em escala.
É nesse ponto que o suporte de instituições como a Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) se torna um divisor de águas. Em parceria com o Sebrae, a Embrapii oferece apoio técnico e recursos financeiros para que startups possam validar protótipos, desenvolver MVPs (produtos mínimos viáveis) e acelerar a entrada no mercado com segurança tecnológica.
A iniciativa faz parte do Lab2Mkt, que permite que empreendedores desenvolvam projetos de PD&I com o suporte de Unidades Embrapii, centros de pesquisa e excelência espalhados por todo o Brasil.
Com essa parceria, startups podem ter um aporte financeiro significativo do custo do projeto para inovação, além de se conectar com especialistas, laboratórios e infraestrutura de ponta. Entenda abaixo o modelo de custeamento da parceria Embrapii-Sebrae.
O melhor de tudo é que a startup não precisará reembolsar os valores investidos ao término do projeto.
Saiba mais sobre o programa e a parceria entre Embrapii e Sebrae.
Antes de mostrarmos alguns casos de sucesso, vale destacar os erros recorrentes que limitam o potencial inovador de muitas startups:
Muitas startups desenvolvem soluções com base apenas em intuição ou suposições do mercado, sem realizar testes robustos de viabilidade técnica. Isso pode gerar desperdício de recursos e perda de tempo com soluções que não têm aplicabilidade real.
Vale mencionar ainda que, nos projetos em que a Embrapii atua, além de validar as soluções, todo o desenvolvimento fica a cargo de nossas Unidades, garantindo o apoio técnico necessário para criar a solução.
Mesmo com diversos programas públicos e privados disponíveis no Brasil, muitas startups desconhecem ou não aproveitam mecanismos de apoio como os da Embrapii e Sebrae, operando de forma isolada.
Com o objetivo de tornar o controle de pragas nas lavouras mais estratégico e seguro para os agricultores, a Unidade Embrapii ESALQ/USP apoiou a startup Sardrones no desenvolvimento do sistema do “Dispenser Voador Sardrones”, que cria dispensers customizados para serem acoplados a drones.
Os recipientes, feitos em impressora 3D, carregam copos biodegradáveis que levam agentes biológicos para serem distribuídos nas lavouras.
Produzidas pela parceria entre a startup DARVORE e a Unidade Embrapii IPT, Nano 01 e Nano 02 são fórmulas sustentáveis de skincare, desenvolvidas a partir de insumos da Amazônia. A tecnologia traz ativos vegetais ao invés de sintéticos, o que proporciona uma maior absorção da pele e melhor funcionamento do produto.
E mais: Conheça outras startups que já foram apoiadas.
Se você lidera uma startup de base tecnológica, saiba que não precisa fazer isso sozinho. Com o suporte técnico, financeiro e de gestão certo, é possível:
– Desenvolver e validar sua solução com especialistas;
– Acelerar o desenvolvimento com infraestrutura de ponta;
– Evitar erros críticos que afetam a escalabilidade;
– Ampliar seu impacto com menos risco.
O programa Embrapii e Sebrae está aberto o ano todo e é uma oportunidade concreta para transformar ideias em negócios sustentáveis. Acesse a página da parceria, entenda como funciona e submeta sua startup a essa jornada de inovação.
Acontece na Embrapii: veja os destaques da semana de 8 a 12 de setembro
Na segunda semana de setembro, os destaques da diretoria da Embrapii incluem a visita ao Ministério da Educação (MEC), reunião...
Continuar lendoEntenda o papel da Lei de TICs na inovação industrial
Projeto da Embrapii vai ajudar a recuperar vegetação afetada pelas enchentes no Rio Grande do Sul
Destaques da semana: acordo com a Abiogás e lançamento de chamada para novas Unidades Embrapii
Por que a mobilidade precisa ser pensada além do carro elétrico?