Home / Comunicação / Notícias

Notícias

Por que tantas startups falham ao escalar tecnologia?

Publicado em 15 setembro, 2025

Startups são, por natureza, movidas pela inovação. No entanto, segundo dados do Sebrae, cerca de 60% das startups brasileiras não sobrevivem além do quinto ano de operação. As causas mais comuns? Falta de apoio técnico especializado, recursos limitados para validação de soluções tecnológicas e dificuldade em escalar com segurança e qualidade.

 

Para startups que desenvolvem soluções inovadoras de base tecnológica, como healthtechs, agritechs, climatetechs e outras, essa barreira é ainda maior. Ter uma boa ideia não basta. É preciso garantir que ela seja desenvolvida, validada e após isso, ser aplicável em escala.

 

O papel do apoio técnico e do fomento à inovação

 

É nesse ponto que o suporte de instituições como a Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) se torna um divisor de águas. Em parceria com o Sebrae, a Embrapii oferece apoio técnico e recursos financeiros para que startups possam validar protótipos, desenvolver MVPs (produtos mínimos viáveis) e acelerar a entrada no mercado com segurança tecnológica.

 

A iniciativa faz parte do Lab2Mkt, que permite que empreendedores desenvolvam projetos de PD&I com o suporte de Unidades Embrapii, centros de pesquisa e excelência espalhados por todo o Brasil.

 

Com essa parceria, startups podem ter um aporte financeiro significativo do custo do projeto para inovação, além de se conectar com especialistas, laboratórios e infraestrutura de ponta. Entenda abaixo o modelo de custeamento da parceria Embrapii-Sebrae.

 

O melhor de tudo é que a startup não precisará reembolsar os valores investidos ao término do projeto.

 

Saiba mais sobre o programa e a parceria entre Embrapii e Sebrae.

 

Erros comuns das startups ao desenvolver tecnologia

 

Antes de mostrarmos alguns casos de sucesso, vale destacar os erros recorrentes que limitam o potencial inovador de muitas startups:

 

Falta de validação técnica

 

Muitas startups desenvolvem soluções com base apenas em intuição ou suposições do mercado, sem realizar testes robustos de viabilidade técnica. Isso pode gerar desperdício de recursos e perda de tempo com soluções que não têm aplicabilidade real.

 

Vale mencionar ainda que, nos projetos em que a Embrapii atua, além de validar as soluções, todo o desenvolvimento fica a cargo de nossas Unidades, garantindo o apoio técnico necessário para criar a solução. 

 

Não buscar fomento e redes de apoio

 

Mesmo com diversos programas públicos e privados disponíveis no Brasil, muitas startups desconhecem ou não aproveitam mecanismos de apoio como os da Embrapii e Sebrae, operando de forma isolada.

 

Startups que transformaram sua jornada com a Embrapii

 

Sardrones: drones para controle biológico de lavouras

 

Com o objetivo de tornar o controle de pragas nas lavouras mais estratégico e seguro para os agricultores, a Unidade Embrapii ESALQ/USP apoiou a startup Sardrones no desenvolvimento do sistema do “Dispenser Voador Sardrones”, que cria dispensers customizados para serem acoplados a drones. 

 

Os recipientes, feitos em impressora 3D, carregam copos biodegradáveis que levam agentes biológicos para serem distribuídos nas lavouras.

 

DARVORE: cosméticos sustentáveis e tecnológicos

 

Produzidas pela parceria entre a startup DARVORE e a Unidade Embrapii IPT, Nano 01 e Nano 02 são fórmulas sustentáveis de skincare, desenvolvidas a partir de insumos da Amazônia. A tecnologia traz ativos vegetais ao invés de sintéticos, o que proporciona uma maior absorção da pele e melhor funcionamento do produto.

 

E mais: Conheça outras startups que já foram apoiadas.

 

Como sua startup pode acessar esse apoio agora

 

Se você lidera uma startup de base tecnológica, saiba que não precisa fazer isso sozinho. Com o suporte técnico, financeiro e de gestão certo, é possível:

 

– Desenvolver e validar sua solução com especialistas;

– Acelerar o desenvolvimento com infraestrutura de ponta;

– Evitar erros críticos que afetam a escalabilidade;

– Ampliar seu impacto com menos risco.

 

O programa Embrapii e Sebrae está aberto o ano todo e é uma oportunidade concreta para transformar ideias em negócios sustentáveis. Acesse a página da parceria, entenda como funciona e submeta sua startup a essa jornada de inovação.

Compartilhe

Posts Relacionados

Notícias

12/09/2025

Acontece na Embrapii: veja os destaques da semana de 8 a 12 de setembro

Na segunda semana de setembro, os destaques da diretoria da Embrapii incluem a visita ao Ministério da Educação (MEC), reunião...

Continuar lendo