FAQ

Os recursos não-reembolsáveis são aqueles disponibilizados pela Embrapii para apoiar projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica sem a necessidade de devolução dos valores investidos. Isso significa que o empresário tem a oportunidade de receber um financiamento que não precisa ser reembolsado, aliviando o ônus financeiro e permitindo que ele invista em projetos inovadores com maior tranquilidade.

Esses recursos não-reembolsáveis oferecidos pela Embrapii representam uma importante fonte de apoio financeiro para as empresas, impulsionando sua capacidade de inovação e contribuindo para o desenvolvimento de soluções tecnológicas avançadas

Sim. O modelo Embrapii prevê o co-financiamento do projeto, em que a Embrapii custeia 50% do valor do projeto e a divisão dos 50% restantes é definida em negociação direta entre empresa e instituição de pesquisa. Por conta de uma parceria estratégica firmada com o SEBRAE, o custo que seria atribuído a MPES e ou startups para o desenvolvimento do projeto pode diminuir em até 70%.

Sim. Como as Unidades são credenciadas por área de especialização e o mais comum é empresas firmarem contratos com Unidades EMBRAPII de outras localidades.

Antes do início do projeto, a negociação referente à propriedade intelectual será feita entre empresa e Unidade EMBRAPII e a definição registrada no contrato assinado entre as duas partes.

Sim, no formato padrão de apoio Embrapii você pode ter quantos projetos achar adequado. No entanto, no âmbito do contrato de EMBRAPII-SEBRAE, Poderão ser contratados no máximo 2 (dois) projetos por uma mesma MEI/MPE/Startup, devendo os mesmos ter escopo e objetivos necessariamente distintos. O segundo projeto  somente poderá ser iniciado após a conclusão formal do primeiro. Assim, se uma empresa teve um projeto no primeiro contrato EMBRAPII/SEBRAE só pode ter mais um projeto neste novo contrato se o projeto anterior estiver concluído e encerrado, conforme procedimentos  convencionais da EMBRAPII.

O Technology Readiness Level (TRL) é uma escala que avalia o nível de maturidade tecnológica de uma inovação ou tecnologia. Essa escala vai de 1 a 9, sendo que cada nível representa um estágio específico de desenvolvimento. Os TRLs 3 a 9, apoiados pela EMBRAPII, são os seguintes:

– TRL 3: Nesse estágio, a prova de conceito da tecnologia é realizada em ambiente de laboratório. Por exemplo, um protótipo inicial é construído e testado para verificar a viabilidade técnica do conceito.

– TRL 4: Nessa etapa, a tecnologia é validada em um ambiente controlado. Por exemplo, testes adicionais são realizados em condições simuladas para verificar o desempenho e a funcionalidade da tecnologia.

– TRL 5: Nesse momento, a tecnologia é validada em um ambiente relevante. Por exemplo, testes são conduzidos em um ambiente próximo ao real para demonstrar a eficácia da tecnologia em condições mais próximas das reais.

– TRL 6: Nessa fase, um protótipo finalizado da tecnologia é desenvolvido e demonstrado em um ambiente operacional. Por exemplo, o protótipo é testado em campo ou em ambientes reais para verificar sua efetividade.

– TRL 7: Nesse estágio, o protótipo finalizado é testado e validado em um ambiente operacional relevante. Por exemplo, testes extensivos são realizados para avaliar o desempenho da tecnologia em situações reais.

– TRL 8: Nesse momento, a tecnologia é praticamente finalizada e pronta para ser comercializada. Por exemplo, a tecnologia é testada em condições reais de mercado e refinamentos finais são feitos antes do lançamento.

– TRL 9: Nesse etapa, a tecnologia é totalmente desenvolvida, validada e implantada com sucesso no mercado. A tecnologia está pronta para ser utilizada em larga escala e demonstrou seu valor comercial.

Não é necessário. Basta entrar em contato com a Unidade EMBRAPII do seu interesse e negociar o seu projeto de PD&I diretamente com ela.

Identifique a Unidade Embrapii que esteja relacionada à especialidade necessária para o seu projeto. Há Unidades EMBRAPII localizadas em todas as regiões do país e você pode contactar qualquer uma delas, estando ela ou não no estado da sua empresa. O SEBRAE do seu estado pode lhe ajudar a identificar qual a melhor unidade EMBRAPII para o seu projeto.

Não. Os recursos para os projetos são gerenciados pela Unidade EMBRAPII escolhida para o desenvolvimento daquela inovação. A Unidade EMBRAPII centraliza todos os recursos, sejam os do próprio centro de pesquisa, os não-reembolsáveis da EMBRAPII ou ainda a contrapartida que cabe à empresa.

Não. Para que a empresa possa usufruir do fomento da EMBRAPII é necessário que um projeto tenha sido feito em parceria com uma Unidade EMBRAPII.

  1. Sim, a Embrapii tem o objetivo de apoiar a inovação gerada por empresas de todos os portes. Assim, se sua empresa fatura acima desse valor, contacte a unidade Embrapii especializada no tema da sua necessidade tecnológica para que possam desenvolver e executar o projeto.A Embrapii conta com parcerias que oferecem condições diferenciadas para alguns setores:
  2. Empresas com projetos nas áreas de defesa, economia circular, materiais avançados, novos biocombustíveis, bioeconomia florestal, saúde e transformação digital, clique aqui.
  3. Rota 2030, voltado a empresas da cadeia de fornecedores do setor automotivo, clique aqui.
  4. Empresas da indústria de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), clique aqui

Pular para a barra de ferramentas
arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube