Notícias

Unidade EMBRAPII CPqD recebe prêmio internacional por atuação em inovação

16/02/2017

A Unidade EMBRAPII CPqD recebeu, ontem, o prêmio Brasil Excellence Award – Dare to create original ideas, dado aos institutos tecnológicos que geraram ideias inovadoras ao longo de 2016. A premiação ocorreu em Las Vegas, nos EUA, durante o evento IBM PartnerWorld Leadership Conference, que reúne executivos das empresas que fazem parte do ecossistema de parceiros IBM em todo o mundo.

“A premiação é resultado de diversas iniciativas voltadas à inovação, que estamos conduzindo em parceria com a IBM e que deverão gerar novas frentes de negócios”, afirma Sirlene Aveiro Honório, diretora de Suporte à Decisão e Aplicações do CPqD. Ela menciona, entre outros exemplos, alguns cases de projetos desenvolvidos no âmbito da EMBRAPII e parceiros do seu ecossistema.

Como Unidade EMBRAPII, o CPqD já desenvolveu 12 projetos no valor total de R$ 20,8 milhões. Entre eles, uma parceria com a Prysmian que visa facilitar a implantação de redes de telecomunicações subterrâneas por meio de microcabos ópticos e, dessa forma, atender à crescente demanda das operadoras. Outro importante projeto é a fabricação do primeiro beacon nacional – dispositivo que transmite informações de identificação via Bluetooth – em parceria com a Taggen. O dispositivo é muito usado em sistemas de comunicação, como os smartphones, e está diretamente ligado à Internet das Coisas (IoT).