A EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) foi credenciada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) para coordenar o Programa Prioritário Hardware BR, iniciativa para qualificar a eletrônica de produtos com Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) no país.  No âmbito deste Programa Prioritário, a EMBRAPII criou um novo modelo de operação denominado de Centros de Competência em Hardware (CCH) EMBRAPII, os quais combinam ações de fortalecimento e ampliação de competências em PD&I, de capacitação de recursos humanos, de programas de associação de empresas (“membership”) e de iniciativas de atração e criação de startups de base tecnológica.

No âmbito desta Chamada Pública 003/2021 da EMBRAPII serão credenciados dois Centros de Competência em Hardware (chamados de CCH), por um período de cinco anos. Cada CCH credenciado poderá solicitar até R$ 20 milhões da EMBRAPII no primeiro ano de operação para executar as atividades previstas no Plano de Execução aprovado. O limite máximo de execução orçamentária com origem no PPI HardwareBR de cada Centro de Competência, no período de vigência do credenciamento, é de R$ 60 milhões (sessenta milhões de reais).

As ações que o CCH deverá executar são:

  1. Fortalecer e ampliar competências em PD&I, com desenvolvimento de competência e conhecimento tecnológico que venham a ser aplicados em futuros projetos de P,D&I com empresas;
  2. Capacitação de Recursos Humanos, voltado para a capacitação de profissionais aptos a trabalhar com P,D&I na área que está sendo incentivada;
  3. Associação de empresas: o CCH é responsável por atrair e gerenciar um grupo de empresas interessadas nas competências tecnológicas do Centro. Essas empresas têm o papel de auxiliar e orientar o direcionamento das pesquisas. Organizadas como uma Associação, as empresas associadas devem contribuir financeiramente com a operação do CCH e, em contrapartida, receberão benefícios, como acesso aos resultados alcançados das pesquisas, consultoria especializada da equipe do Centro, entre outras;
  4. Atração de startups: o CCH também tem como uma de suas ações o apoio e o desenvolvimento de startups. Empresas desse perfil podem participar das diferentes iniciativas do Centro, podendo tanto nascer como spin-off de um projeto, ser parceira no desenvolvimento de uma competência ou mesmo trabalhar em conjunto para resolver uma demanda tecnológica específica.

Na ação de “Fortalecimento de competências”, os CCH poderão trabalhar em projetos pré-competitivos, que se encaixem no TRL de 2 a 5. Já nas atividades no âmbito da “Associação de empresas” (Membership), os Centros podem trabalhar no desenvolvimento da solução completa, começando a partir do TRL 2 e chegando até a fase pré-comercial, no TRL 9. Essa é uma ação que já é utilizada com sucesso em países como EUA e Inglaterra, mas ainda inédita no Brasil. Com isso, o Programa pretende incentivar empresas a participar do desenvolvimento de uma tecnologia desde suas primeiras etapas.

Como modelo de governança, os CCH deverão ter um Conselho Executivo, composto por membros do MCTI, EMBRAPII e do setor produtivo, que terá o papel de orientar diretrizes, indicar temas estruturantes para a atuação do Centro, apontar áreas do conhecimento que devem ter profissionais aptos a atuar, além de acompanhar os resultados alcançados e aspectos gerais do programa.

A EMBRAPII comunica o adiamento do cronograma de divulgação da Chamada Pública 03/2021, conforme novo cronograma abaixo, tendo em vista a necessidade de serem feitas adequações e atualizações nas regras da mesma.

A EMBRAPII comunica o adiamento do cronograma de divulgação da Chamada Pública 03/2021, tendo em vista a necessidade de serem feitas adequações e atualizações nas regras da mesma.

Novo cronograma de divulgação da Chamada será disponibilizado oportunamente.

Pular para a barra de ferramentas
arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube