A presente Chamada Interna tem por objetivo selecionar até 10 Unidades Embrapii ou Centros de Competência Embrapii para atuação na Jornada do Conhecimento, iniciativa desenvolvida em parceria firmada entre a Embrapii e o CNPq.
A Chamada Interna é destinada exclusivamente às Unidades e aos Centros de Competência credenciados pela Embrapii, que poderão indicar bolsistas para atuar como facilitadores(as) na execução das atividades previstas na Jornada.
A Jornada do Conhecimento busca disseminar o modelo Embrapii junto a pesquisadores(as) de Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs), fortalecer a cultura de inovação orientada à pesquisa aplicada e ao atendimento de demandas da indústria, compartilhar melhores práticas em temas estratégicos para o desenvolvimento de projetos de PD&I e ampliar a integração entre grupos de pesquisa de diferentes instituições, estimulando futuras parcerias entre os INCTs e a Rede Embrapii.
Os requisitos para participação, critérios de seleção e demais orientações estão disponíveis na Chamada Interna nº 01/2026 e em seus anexos.
Esclarecimentos sobre esta chamada poderão ser feitas, exclusivamente pelo e-mail chamada.CNPq01_2026@embrapii.org.br até 2 (dois) dias úteis antes da data limite para submissão das propostas.
ATENÇÃO: RETIFICAÇÃO DO INCISO III, ITEM 4, DA CHAMADA INTERNA Nº 01/2026
A Embrapii a publicação da Nota de Retificação referente à Chamada Interna nº 01/2026 – Programa Jornada do Conhecimento.
Os interessados devem consultar o documento de retificação para verificar as alterações realizadas.
Acesse abaixo a Nota de Retificação.
*Atualização em 10 de junho de 2026, às 12h20.
Considerando a não interposição de recursos no prazo estabelecido no cronograma da Chamada, a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial – EMBRAPII, em parceria com Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPQ, torna público o Resultado Final da Chamada Pública Interna nº 01/2026.
Confira, a seguir, as Unidades EMBRAPII selecionadas para cada tema:
· Tema 01 – Gestão de Projetos de PD&I com Empresas – CIM-Unifesp
· Tema 02 – Elaboração de Plano de Projeto de PD&I com Empresas – ISI Sistemas Embarcados
· Tema 03 – Registro de Entregáveis de Projetos de PD&I – Metrópole Digital
· Tema 04 – Estruturação de Processos Internos de um Grupo de Pesquisa Visando ao Atendimento de Demandas Industriais – COPPE/UFRJ
· Tema 05 – Prospecção de Projetos de PD&I EMBRAPII junto à Indústria – UFV Fibras Florestais
· Tema 06 – Melhores Práticas para a Transferência de Tecnologia e a Continuidade de Projetos de PD&I – IEM/UFSM
· Tema 07 – Gestão e Negociação de Propriedade Intelectual com Parceiros Industriais – IFSC-USP
· Tema 08 – Estratégias de Comunicação – UFOP Escola de Minas
· Tema 09 – Melhores Práticas no Relacionamento com Fundações de Apoio – IFPB
· Tema 10 – Estratégias de Captação de Recursos de Outras Fontes para Projetos de PD&I – ISI Biossintéticos e Fibras
| Atividade | Novos Prazos Limites |
|---|---|
| Live de divulgação da Chamada | 03/06/2026, às 15h |
| Publicação da Chamada no site da Embrapii | 08/06/2026 |
| Período de inscrições | 08/06 a 26/06/2026 |
| Avaliação das propostas | 29/06 a 10/07/2026 |
| Divulgação do resultado preliminar | 15/07/2026 |
| Período para interposição de recursos | 15/07 a 22/07/2026 |
| Análise dos recursos | 23/07 a 29/07/2026 |
| Divulgação do resultado final | 29/07/2026 |
| Cadastramento dos bolsistas na Plataforma Carlos Chagas | 03/08/2026 |
| Reunião de alinhamento com os selecionados | 10/08/2026 |
| Capacitação dos facilitadores bolsistas | 11/08 a 24/08/2026 |
| Reunião de Kickoff | 28/08/2026 |
| Encerramento do programa | 22/06/2027 |