13/07/2015

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) iniciou nesta segunda-feira, 13 de julho, em Brasília, a segunda fase do programa de capacitação para os profissionais que atuam nos cinco Polos EMBRAPII IF (Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia) selecionados em março deste ano para atuarem, junto às 13 unidades EMBRAPII, em projetos de inovação industrial.

Nessa fase, os participantes estão aprendendo os conceitos do Sistema EMBRAPII relacionados aos processos, práticas e ferramentas necessárias para a eficiente gestão dos Polos IF. O programa de capacitação dos gestores dos Polos IF teve início no dia 15 de junho e seu objetivo é elevar a eficácia do processo de capacitação dos profissionais envolvidos. Esta estratégia irá permitir que as equipes tenham acesso a um amplo conjunto de informações, que irão mesclar a teoria e a prática dos processos necessários para a estruturação dos Polos e para execução dos projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação. A iniciativa faz parte do conceito EMBRAPII em investir na qualificação de seus colaboradores, visando a agilidade e eficiência dos resultados.

Sobre os Polos

A integração dos cinco Polos IF ao sistema EMBRAPII visa promover o aumento da competitividade e da produtividade do parque industrial nacional pelo desenvolvimento da pesquisa aplicada. Foram selecionados os Institutos Federais da Bahia, na área de equipamentos médicos; do Ceará, em sistemas embarcados e mobilidade digital; do Espírito Santo, em metalurgia; Fluminense, no Rio de Janeiro, em monitoramento e instrumentação para o ambiente; e Minas Gerais, em sistemas automotivos inteligentes. Os planos de ação totalizam, para o período de execução, o valor de R$ 86,8 milhões.

Sobre a EMBRAPII

A EMBRAPII mantém contrato de gestão com o Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação e atua por meio da cooperação com instituições de pesquisa científica e tecnológica, públicas ou privadas, tendo como foco as demandas empresariais e como alvo o compartilhamento de risco na fase pré-competitiva da inovação. O financiamento da instituição obedece a seguinte regra geral: a EMBRAPII pode investir até 1/3 das despesas das unidades com projetos de PD&I com empresas, enquanto o restante é dividido entre a empresa parceira e a unidade. Ao compartilhar riscos de projetos com as empresas (por meio da divisão dos custos do projeto), estimula-se o setor industrial a inovar mais e com maior intensidade tecnológica para, assim, potencializar a força competitiva das empresas tanto no mercado interno como no mercado internacional.

Pular para a barra de ferramentas
arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube