Notícias

EMBRAPII e BDMG firmam parceria inédita para área de inovação

24/01/2016

Apoio financeiro a projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) desenvolvidos em parceria entre empresas mineiras e Núcleos ou Unidades EMBRAPII. Esse é objetivo do termo de Cooperação Técnica inédito assinado nesta terça-feira (24) entre a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) e o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). As duas instituições vão trabalhar para aproximar as empresas de Minas Gerais com Unidades EMBRAPII detentoras de conhecimentos técnico-científicos e experiência no desenvolvimento tecnológico e de inovação, de modo a incrementar a geração de negócios em setores-chaves para a diversificação econômica do estado.

A cooperação prevê que empresas de todos os setores poderão solicitar financiamento ao BDMG, desde que apresente um projeto de inovação de produtos, processos ou serviços nas áreas de atuação das Unidades EMBRAPII. O papel do BDMG se dará por meio de financiamento, através das linhas de crédito disponíveis para apoio à inovação, que têm taxas de juros a partir de 0,64% a.m. e prazo de até 96 meses para quitação. A EMBRAPII, por sua vez, fará a ponte para a elaboração conjunta do projeto pela Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT) e pela empresa, agilizando a utilização dos recursos. Os projetos obedecerão a regra de financiamento não-reembolsável da EMBRAPII, onde ela arca com até 1/3 do valor contratado e o restante é dividido entre a empresa e a Unidade.

Para o diretor-presidente da EMBRAPII, Jorge Guimarães, “o acordo pretende atrair e estimular ainda mais a participação das empresas mineiras no desenvolvimento de projetos de PD&I, de iniciativa das empresas, explorando a existência de grupos de pesquisa pré-selecionados, altamente qualificados e experientes no desenvolvimento de projetos de inovação tecnológica. A participação do BDMG amplia a perspectiva de maior participação das empresas nessa parceria que tem como base fundamental oferecer oportunidades de contratação de projetos de PD&I com redução de riscos e de custos para as empresas”.

Para o presidente do BDMG, Marco Crocco, a parceria é de suma importância, pois reflete a estratégia do banco em se tornar referência em áreas de tecnologia de ponta. “A cultura de inovação é fator determinante no processo de crescimento e de sustentabilidade de empresas. O banco contribui para implementação de projetos que elevam as empresas a novo paradigma de produção industrial”, afirma.