02/10/2015

O professor e acadêmico, Jorge Almeida Guimarães, tomou posse oficialmente como diretor-presidente da EMBRAPII na manhã desta sexta-feira (02/10) durante a reunião de líderes da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), em São Paulo. A principal missão de Jorge à frente do cargo é atrair as empresas industriais ao conhecimento científico nacional, fomentando a inovação no Brasil.

O novo diretor-presidente foi eleito pelo Conselho de Administração da EMBRAPII para estar à frente do cargo nos próximos quatro anos. Jorge também foi presidente da Capes por onze anos e é pesquisador sênior do CNPq. Para Jorge, um dos maiores desafios nos próximos anos é explorar o grande potencial científico que o Brasil possui em prol da inovação industrial. “Atualmente a EMBRAPII possui 13 Unidades especializadas no que há de mais moderno em tecnologia industrial. Nossa intenção é aumentar essas competências tecnológicas em prol de soluções para os problemas industriais”, diz o presidente.

O primeiro passo já foi dado. Duas Chamadas Públicas foram abertas em agosto deste ano para credenciar até sete novas Unidades, sendo duas na área de Biotecnologia e as demais em qualquer outra área de relevância. A fase atual é a de análise da capacidade técnica dos concorrentes. “O diferencial de nosso sistema, é que os projetos são desenvolvidos por pesquisadores altamente qualificados e alinhados com os prazos e necessidades dos clientes. Eles possuem uma visão mercadológica de suas pesquisas na área pré-competitiva”, declarou Jorge.

Graduado em medicina veterinária, Jorge também possui doutorado em Ciências Biológicas. Percorreu toda a carreira universitária atuando como professor na UFRRJ, UNIFESP, Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto-SP, na UNICAMP, UFF e UFRJ. Atualmente é professor titular aposentado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Sobre a EMBRAPII

A EMBRAPII mantém contrato de gestão com o Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI) e Ministério da Educação (MEC) e atua por meio da cooperação com instituições de pesquisa científica e tecnológica, públicas ou privadas, tendo como foco as demandas empresariais e como alvo o compartilhamento de risco na fase pré-competitiva da inovação. O financiamento da instituição obedece a seguinte regra geral: a EMBRAPII pode investir até 1/3 das despesas das unidades com projetos de PD&I com empresas, enquanto o restante é dividido entre a empresa parceira e a unidade. Ao compartilhar riscos de projetos com as empresas (por meio da divisão dos custos do projeto), estimula-se o setor industrial a inovar mais e com maior intensidade tecnológica para, assim, potencializar a força competitiva das empresas tanto no mercado interno como no mercado internacional.

Pular para a barra de ferramentas
arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube