Esta área de competência é o setor da construção que fornece o ambiente construído, que dá suporte à vida moderna e todas as atividades econômicas. A extensão, a qualidade e os custos do ambiente construído afetam a qualidade de vida da população e a competitividade econômica do país.
A cadeia industrial de materiais e componentes como um todo, e a de materiais cimentícios em particular, gera produtos para atender às necessidades técnicas para construção, manutenção (reparo, recuperação) e desmontagem de obras de construção civil. Um mesmo material necessita atender necessidades técnicas que variam de acordo com o local de aplicação e com a natureza da obra de construção civil na qual eles estarão incorporados, sejam edifícios, barragens, pavimentos, pontes, torres etc.
A pesquisa isolada de materiais de construção civil tem, portanto, maior eficácia no acúmulo de conhecimento científico do que na produção de inovações. O entendimento das demandas e limites das diferentes aplicações e a busca de soluções integradas é fundamental no processo de inovação.