A Unidade EMBRAPII de Eficiência Energética IFG – Instituto Federal de Goiás, credenciada por intermédio do Centro de Referência em Pesquisa e Inovação (CiteLab) da Instituição, é uma unidade EMBRAPII com atuação na área de Tecnologias Energéticas Industriais, com foco nas áreas de geração de energia elétrica, eficiência energética, fontes de energia renováveis, geração de energia a partir de fontes limpas e reaproveitamento de matéria-prima. 

O IFG contribui com o desenvolvimento tecnológico e de inovação no consumo e processamento de energia elétrica no estado de Goiás. Para isso, apresenta expertise em projetos realizados ao longo dos anos na produção científica e tecnológica nas áreas de atuação. Como Polo Embrapii, além da produção científica, tecnológica e de inovação na área de atuação, o propósito é aproximar-se do setor produtivo com a transferência de tecnologia para o desenvolvimento de produtos, protótipos e processos com intuito de otimizar a produção de energia elétrica a partir de fontes fotovoltaica, eólica e biomassa.   

Para isso, dispõe-se de três laboratórios: 

  • Laboratório de Fontes Alternativas de Energia: salas para cogeração de termelétrica, laboratórios de geração fotovoltaica e para testes de painéis fotovoltaicos. 
  • Laboratório de Instrumentação Química/Biomassa: instrumentos de análise de água, materiais e efluentes. 
  • Laboratório de Energias Renováveis: atendimento a projetos e demandas das indústrias com foco em ações de eficiência energética de instalações, equipamentos, processos e uso final da energia.

A equipe envolvida na Unidade EMRAPII IFG é formada, inicialmente, por 19 integrantes, sendo nove pesquisadores que atuam em diversas áreas do conhecimento. Os pesquisadores têm experiência em desenvolvimento de projetos de eficiência energética, utilização de biogás, de subprodutos industriais e resíduos em proteção ambiental, dentre outros, realizados no IFG. A Instituição tem forte atuação nas áreas de pesquisa propostas para a unidade EMBRAPII, representando uma ponte entre os pesquisadores, o IFG e o setor produtivo local e regional.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), criado pela Lei Federal nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, que transformou os Centros Federais de Educação Tecnológica (CEFETs) em Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, é uma autarquia federal detentora de autonomia administrativa, patrimonial, financeira, didático-pedagógica e disciplinar. Equiparada às universidades federais, é uma instituição de educação superior, básica e profissional, pluricurricular e multicâmpus, especializada na oferta de educação profissional, tecnológica e gratuita em diferentes modalidades de ensino. Possui 14 câmpus distribuídos em todas as regiões do estado de Goiás.

Sobre a Unidade IFG

Site: https://www.ifg.edu.br/pesquisa-e-posgraduacao

Contato: Leandro Alexandre Freitas

E-mail: leandro.freitas@ifg.edu.br

Telefone: (62) 995380707

Endereço: Rua Dona Sanduca, 75 - Sítio de Recreio Ipê

CEP: 74681-400

Cidade: Goiânia

Estado: GO

Áreas de atuação

Apoio

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações

Ministério da Educação

Pular para a barra de ferramentas
arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube