A Embrapa Agroenergia é credenciada pela EMBRAPII para desenvolver projetos em parceria com o setor industrial em biotecnologia com foco em bioquímica de renováveis.

É um centro de pesquisa e inovação dedicado a desenvolver soluções tecnológicas inovadoras para a conversão eficiente e sustentável de biomassa em biocombustíveis, produtos químicos e materiais de origem de renovável. O  modelo de negócios é focado na geração de ativos pré-tecnológicos e tecnológicos para inserção no mercado de inovação. Para tanto, adotam modelo de inovação aberta, que permite negociar as tecnologias desenvolvidas, além de cooperar com instituições e empresas públicas e privadas, visando ao codesenvolvimento das soluções tecnológicas.

Destaque para três projetos já realizados em parceria com a EMBRAPII:

  • Produção de variedades comerciais de cana-de-açúcar transgênica para aumento da biomassa e da produção de etanol 1G e 2G a partir da transferência de genes que conferem resistência ao herbicida glifosato e a insetos-praga.
  • Prospecção de extratos e compostos bioativos de fungos e plantas para aplicação no controle de fitonematoides.
  • Produção de bioestimulantes vegetais derivados de macroalgas ou cianobactérias.

Atuação no ROTA 2030

  • Desenvolvimento/melhoramento de biomassas utilizadas na produção de biocombustíveis avançados;
  • Desenvolvimento/aprimoramento de processos industriais para produção de biocombustíveis avançados;
  • Desenvolvimento/aprimoramento de processos industriais para produção biocompósitos para aplicação na indústria automobilística;
  • Desenvolvimento/aprimoramento de processos industriais para produção bioaditivos aplicação na indústria automobilística.

Sobre a Embrapa Agroenergia
Criada em 2006, a Embrapa Agroenergia, uma das unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária/Embrapa, é uma empresa pública que atua nos segmentos de pesquisa e inovação. Atua diretamente no desenvolvimento de tecnologias por meio de quatro eixos estratégicos: biomassas para fins industriais, biotecnologia industrial, biomateriais e químicos renováveis.

Sobre a Unidade Embrapa Agroenergia

Site: https://www.embrapa.br/agroenergia/embrapii

Contato: Clelma Linhares

E-mail: cnpae.embrapii@embrapa.br

Endereço: Parque Estação Biológica - PqEB s/nº

CEP: 70770-901

Cidade: Brasília

Estado: DF

Áreas de atuação

Apoio

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações

Ministério da Educação

Pular para a barra de ferramentas
arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube