O LAMEF/UFGRS (Laboratório de Metalurgia Física) é habilitado para desenvolver projetos em PD&I na área de Integridade Estrutural, que envolve as subáreas de Integridade Estrutural, Controle e Monitoramento, Confiabilidade, Desenvolvimento de Novos Materiais, Desenvolvimento de Sistemas de Inspeção, Técnicas não destrutivas e Homologação de Componentes.

Confira alguns projetos desenvolvidos pela parceria:

  • Projeto de Confiabilidade de sistemas de monitoramento estrutural (SHM) utilizando Lamb Waves e estabelecimento de metodologia padrão para probabilidade de detecção (POD) de SHM, com a empresa Embraer.
  • Projeto de avaliação da vida em fadiga de dutos flexíveis utilizando curvas SN das armaduras metálicas e estabelecimento de metodologia padrão de testes e análises, com a empresa Technip FMC.

Atuação no ROTA 2030

  • Desenvolvimento de novos materiais;
  • Desenvolvimento de sistemas de inspeção;
  • Homologação de componentes;
  • Otimização de métodos de fabricação.

Sobre o LAMEF/UFGRS
O LAMEF/UFGRS é um laboratório vinculado à Universidade do Rio Grande do Sul (UFRGS) e é altamente focado na interação com o setor produtivo, tem larga experiência na execução de serviços tecnológicos e no desenvolvimento de projetos de inovação. Destaca-se em diversas áreas de atuação em especial na área Petroquímica. Além de forte vínculo com diversas áreas da Petrobras, tem atuação muito estreita com a Agência Gaúcha de Desenvolvimento (AGDI), com a REDE PETRO-RS e com o Comitê de Competitividade em Petróleo, Gás e Energia (CCPGE) da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS).

Sobre a Unidade LAMEF/UFRGS

Site: https://www.ufrgs.br/lamef

Contato: Afonso Reguly

E-mail: reguly@demet.ufrgs.br

Endereço: Av. Bento Gonçalves, 9500 - Prédio 43820

CEP: 90650-002

Cidade: Porto Alegre

Estado: RS

Áreas de atuação

Redes Embrapii

Rede de Inovação em Mobilidade Rota 2030
Rede MCTI/Embrapii de Inovação em Grafeno

Apoio

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações

Ministério da Educação

Pular para a barra de ferramentas
arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up Close Contato E-mail Facebook Google Home Instagram Linkedin local minus phone Pinterest plus Busca comparilhar telephone Twitter user view YouTube line-contact line-email line-facebook line-google line-home line-instagram line-linkedin line-local line-phone line-pinterest line-plus Busca line-share line-telephone line-twitter line-user line-youtube