O Instituto Tecgraf/PUC-Rio é credenciado como Unidade EMBRAPII na área de Soluções Computacionais em Engenharia, para desenvolver sistemas computacionais técnico-científicos complexos que exigem pesquisa avançada e soluções inovadoras abrangendo as competências: Computação Gráfica, Automação de Processos e Projetos Industriais, Simulação Computacional, Logística, Otimização e Pesquisa Operacional, Sistemas Distribuídos.

Com a missão de unir novos conhecimentos e tecnologias geradas pela pesquisa acadêmica com o desenvolvimento de sistemas computacionais para a indústria, o Tecgraf/PUC-Rio realiza projetos sob demanda e em parceria com diversos departamentos acadêmicos da PUC-Rio. O Instituto conta com uma equipe altamente especializada, incluindo mestres e doutores, que atua transversalmente as diversas competências.

O extenso portfólio do Tecgraf/PUC-Rio incluiu as áreas de Óleo e Gás com sistemas voltados para toda a cadeia de exploração, produção e abastecimento; Entretenimento Digital com a criação de software gráfico para TV; Medicina com destaque para processamento de imagens; Segurança com jogos sérios; e Automobilística na área de otimização topológica.

Projetos de sucesso realizados em parceria com a EMBRAPII:

  • Parceria com a empresa Pareto Group.
    Análise de dados, estatística e Machine Learning para aprimorar algoritmo da empresa usado para automatizar a gestão de campanhas de marketing digital.
  • Parceria com a empresa Safran Brasil.
    Desenvolvimento de sistema para aumentar a inteligência e eficiência do processo operacional de inspeção e manutenção de motores de helicóptero.

Sobre o Tecgraf/PUC-Rio
Com mais de 30 anos, o Instituto Tecgraf/PUC-Rio tem uma trajetória que se funde ao progresso técnico-científico do país. Fundado em 1987, como um laboratório do Departamento de Informática da PUC-Rio, o Tecgraf/PUC-Rio é fruto de um convênio de intercâmbio científico e tecnológico firmado entre a PUC-Rio e a Petrobras. Em 2013, se tornou um instituto da PUC-Rio, vinculado diretamente à Vice-Reitoria de Desenvolvimento, com o compromisso de manter uma ponte entre universidade, sociedade e indústria. Ao longo de mais de três décadas, o Tecgraf/PUC-Rio expandiu suas competências e áreas de atuação, firmando-se como uma instituição sólida e tradicional no setor de tecnologia da computação do país.