O Instituto de Pesquisas Tecnológicas é um instituto criado em 1899 e, desde do início de suas atividades, tem atuado com desenvolvimento de tecnologias de materiais. Ao longo de sua história, o IPT realizou contribuições importantes em diferentes fases da instalação e do desenvolvimento do parque industrial estadual e nacional.

Desempenhou importante papel no início do século XX atuando intensamente no desenvolvimento dos métodos de aplicação de tecnologias para a construção de edifícios com concreto armado. Apoiou a implantação das indústrias siderúrgica e aeronáutica brasileiras. Apoiou intensamente o ciclo de construção das hidrelétricas nacionais e à nascente indústria de defesa. Tem atuado, ainda, com a indústria de petróleo e gás e, mais recentemente, tem envidado esforços para desenvolver as áreas de nanotecnologia e desenvolvimento dos processos para obtenção de materiais mais leves.

O Instituto possui cinco laboratórios que atuam de maneira direta com o tema de Desenvolvimento de Tecnologia de Materiais e Alto Desempenho:

  • Laboratório de Processos Metalúrgicos
  • Laboratório de Proteção e Corrosão
  • Laboratório de Processos e Partículas
  • Laboratório de Materiais de Construção Civil
  • Laboratório de Estruturas Leves
  • Laboratório de Análises Químicas

Além da infraestrutura de laboratórios e corpo de pesquisadores do Instituto, existem áreas de apoio que auxiliam na gestão dos processos que apoiam as realizações das pesquisas de prospecção de clientes, negociação dos contratos, gestão da propriedade intelectual, gestão de projetos e acompanhamento e prestação de contas.