O POLO/UFSC – Laboratórios de Pesquisa em Refrigeração e Termofísica – é Unidade EMBRAPII credenciada em Tecnologias em Refrigeração nas áreas de: Novas Tecnologias, Eficiência Energética e Impacto Ambiental, Conforto Acústico, Confiabilidade de Componentes e Sistemas, Avaliação e Certificação.

O POLO/UFSC é o único Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) que é também uma Unidade EMBRAPII e vice-versa. Isso significa que o POLO/UFSC combina harmonicamente atividades científicas e tecnológicas, formando recursos humanos da melhor qualidade ao mesmo tempo em que atende as demandas do setor empresarial.

Infraestrutura laboratorial
O POLO/UFSC possui uma ampla estrutura laboratorial, sendo o único centro de pesquisa no Brasil a dispor de câmaras climatizadas, construídas segundo as especificações da ISO, ASHRAE, NBR e PrEN. Conta ainda com calorímetros para caracterizar o comportamento de compressores e de trocadores de calor. Além disso, o POLO/UFSC possui um túnel de vento, construído segundo as especificações da ANSI/AMCA, para caracterizar o comportamento hidrodinâmico de ventiladores e de unidades condensadoras.

Projeto desenvolvido com a EMBRAPII
Vários produtos inovadores atualmente comercializados contaram com o apoio do POLO/UFSC nas diversas fases do seu desenvolvimento. O compressor Wisemotion, é o mais recente e de maior impacto. Trata-se de um compressor que não utiliza óleo lubrificante e que conta com acionamento linear e controle de capacidade.

Sobre o POLO/UFSC
Fundado em 1982 por professores da área de Ciências Térmicas do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina, o POLO/UFSC possui parcerias de médio e longo prazo com empresas do Brasil e do exterior. É digna de nota a parceria estabelecida, em 1982, com a Embraco S.A. que perdura, de forma contínua, até os dias atuais. Outras parcerias, não menos importantes, são mantidas com a Whirlpool, Embraer, Petrobrás, VMG-Aires, Fanem, Coca-Cola, Panasonic, Haceb, Indurama, BSH, Liebherr, entre outras empresas.