O Instituto SENAI de Inovação em Soluções Integradas em Metalmecânica é uma unidade credenciada pela EMBRAPII para desenvolver projetos de PD&I, na área de Sistemas de Sensoriamento, com foco em três temas: desenvolvimento e integração de sensores, desenvolvimento de sistemas de visão computacional e desenvolvimento de sistemas computacionais para sensoriamento.

Seu corpo técnico possui experiência industrial e em pesquisa aplicada, destacando-se em projetos de componentes e subsistemas para a indústria automotiva, médica, máquinas-ferramentas e agricultura de precisão. Trata-se de métodos e ferramentas de desenvolvimento integrado de produtos e engenharia de sistemas aplicados desde o projeto conceitual até a fase de protótipos.

Destacam-se as seguintes soluções:

  • Sensoriamento para análise de dados instantâneos de manufatura
  • Digitalização e sensoriamento de sistemas de manufatura
  • Sistemas de interação humana e exoesqueletos
  • Sistemas de visão computacional para rastreabilidade de defeitos de fabricação
  • Análise de fatores humanos na interação de equipamentos (industriais, esportivos e médicos)

Destaque para dois projetos que já estão sendo realizados em parceria com a EMBRAPII:

  • Sistema de Sensoriamento para Logística Ativa, com a empresa Migra
  • Soluções Usiminas 4.0, com a empresa Soluções Usiminas

Sobre o ISI Metalmecânica
O Instituto foi estruturado a partir do Centro Tecnológico de Mecânica de Precisão – CETEMP, fundado em 1983, e do Centro de Excelência em Tecnologias Avançadas SENAI – CETA. Atualmente faz parte da rede de institutos de inovação e tecnologia no âmbito do Programa SENAI de Apoio à Competitividade da Indústria Brasileira, coordenado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).